AUTOAVALIAÇÃO

A autoavaliação oferece à comunidade uma visão abrangente dos impactos e resultados das atividades do PPGMSB, permitindo uma análise objetiva da formação, do desempenho dos projetos de pesquisa e do impacto na comunidade. A prática contribui para o aprimoramento contínuo ao destacar pontos fortes e áreas de melhoria, promovendo uma compreensão do progresso individual e coletivo. Nosso projeto está disponível para download no botão abaixo.

Comissão Própria de Avaliação - PPGMSB

Imagem ilustrativa

Comissão Própria de Avaliação

Foramda em 2023/2024 pelo ATO Nº042/2023

Processo:074.13550.2023.0005611-09

Comissão de Avaliação

Prof. Alexandre
Dr. Alexandre Nascimento
Lattes Profile
Prof. Flávio
Dr. Flávio Pietrobon
Lattes Profile
Prof. Genilson
Dr. Genilson Filho
Lattes Profile
Prof. Emanuel
Dr. Emanuel Santana
Lattes Profile
Prof. Jose Roberto
Dr. Jose Roberto Fontoura
Lattes Profile
Prof. Marcos
Dr. Marcos Figueredo

Computação e Matemática

Lattes Profile

Avaliadores Externos 2024

Membro Fictício 1
Dr. JOSE ARZOLA RUIZ

Universidad Tecnológica de La Habana

Membro Fictício 2
Dr. Thiago Barros Murari

Centro Universitário SENAI-CIMATEC

Lattes Profile
Membro Fictício 3
Dra. Vanessa Nunes Alves

AUniversidade Federal de Catalão

Lattes Profile
Membro Fictício 4
Dra. Michelle Cruz Costa Calhau

UniJorge

Lattes Profile

Princípios Norteadores da Autoavaliação

Princípio 1

Ancorada em Indicadores

A avaliação baseia-se em indicadores claros e mensuráveis, permitindo uma análise objetiva do desempenho do programa.

Princípio 2

Avaliação Evolutiva na Aprendizagem

Assegura que o programa forme e promova o desenvolvimento contínuo dos estudantes.

Princípio 3

Estrutura, Processos e Resultados

Abrange todos os aspectos do programa, desde sua estrutura organizacional e processos internos até os resultados finais alcançados.

Princípio 4

Comprometimento Científico

O compromisso com a excelência científica garante a manutenção de altos padrões acadêmicos.

Princípio 5

Continuidade e Permanência

Envolve o fluxo de entrada e saída, além do apoio necessário para que permaneçam no programa, com políticas de assistência, apoio financeiro e orientação acadêmica.

Princípio 6

Participação da Comunidade Acadêmica

Envolve ativamente todos os membros da comunidade acadêmica, assegurando a participação abrangente e representativa no programa

Princípio 7

Alinhamento com o PDI

Sintonia com as diretrizes estratégicas da instituição, reforçando sua missão e objetivos.

Princípio 8

Métodos Qualitativos e Quantitativos

Utilização de uma variedade de métodos de avaliação para uma análise completa e integrada.

Princípio 9

Adaptabilidade

Ser flexível, cooperando com as necessidades e características de desenvolvimento da instituição.

Princípio 10

Utilização de Informações Disponíveis

Aproveita as informações existentes sobre a instituição

Princípio 11

Cultura da Avaliação

Fomenta uma cultura de avaliação com foco na melhoria constante e na inovação.

Princípio 12

Feedback para Gestão e Sociedade

Fornece análises críticas e contínuas sobre a qualidade dos serviços prestados.

Objetivos do Programa

Objetivo Geral

O programa de Mestrado em Modelagem e Simulação de Biossistemas tem como objetivo capacitar estudantes em alto nível nas áreas específicas e interdisciplinares, visando formar profissionais para liderança em pesquisa, ensino, negócios, indústria e governo. Ele combina atividades de ensino e pesquisa para explorar possibilidades de modelagem e simulação de biossistemas, utilizando uma abordagem interdisciplinar para resolver problemas complexos.

Objetivo Específicos

  • Promover a convergência de temas e o compartilhamento de problemas relacionados a biossistemas.
  • Facilitar a integração de pesquisa interdisciplinar para inovar em abordagens tradicionais de áreas específicas de estudo.
  • Proporcionar a flexibilidade curricular para permitir orientações múltiplas (duplas e triplas), otimizando a formação interdisciplinar.
  • Consolidar espaços acadêmicos para apoiar a pesquisa e o desenvolvimento de projetos práticos, voltados para a resolução de problemas locais e regionais relacionados ao meio ambiente, recursos naturais e qualidade de vida.

Nossa Cultura

Centrado na interdisciplinaridade e no desenvolvimento sustentável, com foco em ciências exatas, biológicas e engenharia ambiental. Alinha-se ao PDI da instituição e ao PNPG, visando a formação de alto nível e o atendimento de demandas regionais e internacionais.

Nossa Visão

Ser reconhecido nacionalmente como um programa de excelência acadêmica e científica na formação de pesquisadores e profissionais, com compromisso socioambiental, na área interdisciplinar.

Nossa Missão

Desenvolver estudos interdisciplinares, produzindo conhecimentos científicos qualificados, através da formação em excelência de pesquisadores e profissionais.

Nossos Valores

  • Ética
  • Excelência
  • Compromisso
  • Protagonismo
  • Inovação
  • Responsabilidade Ambiental e Social
  • Iniciativa
  • Transparência

Análise da Matrix SWOT

Forças

Interdisciplinaridade

Gratuidade

Políticas de inclusão do programa

Integração com a região

Capacidade de expansão

Interface entre ciência básica e aplicada

Heterogeneidade da formação

Área de conhecimento emergente

Fraquezas

Ausência de equipamentos específicos

Política de egressos

Publicações qualificadas docentes e discentes

Aderência dos projetos de pesquisa ao projeto do curso

Entendimento dos candidatos sobre os elementos do curso

Baixa produção técnica

Divulgação das atividades do PPGMSB

Interação com o setor produtivo

Pós-Doutoramento

Oportunidades

Captação de recursos humanos específicos

Internacionalização

Ampliação do escopo do programa

Ambiente favorável à criação de startups

Melhoria no sistema de inovação da Bahia

Elaboração de material específico da área

Desenvolvimento de material técnico

Parceria (público-privada) com órgãos regionais e nacionais

Participação em editais de fomento

Ameaças

Cenário político baiano e nacional

Carga horária docente

Política nacional de bolsas

Problemas de infraestrutura do Campus

Acesso à universidade

Ambiente econômico e social da região

Falta de recursos para publicação em periódicos de alto impacto

Pouco ou nenhum interesse da comunidade empresarial no desenvolvimento de pesquisas

Método da Autoavaliação

  • Equipe: Docentes, Discentes, Técnicos
    Foca na qualidade e eficácia da equipe, incluindo docentes, discentes e técnicos administrativos. Analisa a contribuição de cada grupo para o sucesso do programa, considerando aspectos como qualificações, produtividade, envolvimento em atividades acadêmicas e administrativas, e satisfação geral com o programa.
  • Impacto do Programa
    Busca avaliar o efeito do programa na comunidade e na sociedade em geral. Inclui o exame do impacto das pesquisas realizadas, o envolvimento em iniciativas de extensão e a contribuição para resolver problemas sociais e ambientais.
  • Pesquisa
    Trata da qualidade, inovação e relevância das pesquisas conduzidas no âmbito do programa. Envolve a avaliação da produção científica, incluindo publicações, patentes e outros indicadores de impacto acadêmico, além da eficácia em fomentar uma cultura de pesquisa robusta.
  • Gestão
    Analisa a eficiência e eficácia das práticas de gestão do programa. Inclui a análise de processos administrativos e acadêmicos, a gestão de recursos, a implementação de políticas e a capacidade do programa de se adaptar e inovar em um ambiente acadêmico em constante evolução.
.

  • Equipe
    • Professores: contribuem com publicações, dissertações orientadas, cursos oferecidos, projetos de pesquisa e parcerias.
    • Estudantes: colaboram com os orientadores, publicações, participação em eventos, taxas de conclusão, satisfação com o curso e inserção profissional após a formatura.
    • Corpo Técnico: eficiência no suporte administrativo, incluindo tempo de resposta, distribuição de orçamento e satisfação de estudantes e professores.
  • Impacto na Sociedade
    • Contribuição do programa para a sociedade, considerando a relevância das pesquisas para problemas sociais, parcerias com organizações e envolvimento comunitário.
  • Pesquisa
    • Produtividade e impacto da pesquisa, número de publicações, patentes, apresentações em conferências e colaborações com outras instituições.
  • Gestão
    • Eficácia da administração do programa, incluindo processos de admissão, alocação de recursos, satisfação com a gestão, transparência, retenção de professores e alunos e uso de tecnologias de apoio.

  • Microsoft Forms: Ferramenta utilizada para coleta de dados, abrangendo informações quantitativas e qualitativas.
  • Design do Formulário: Combinação de perguntas fechadas e abertas para capturar uma ampla gama de dados.
  • Escala de Likert: Utilizada para quantificar percepções sobre diversos aspectos do programa.
  • Dados Demográficos: Coleta de informações de fundo para análises segmentadas.
  • Entrevistas e Grupos Focais: Fornecem insights qualitativos mais profundos.
  • Análise de Registros Institucionais: Dados sobre desempenho acadêmico e sucesso dos egressos.

  • Criação de um Banco de Dados de Egressos
  • Plataforma online de egressos
  • Criação da rede de possibilidades de atuação
  • Organização de encontros de egressos no SBMSB
  • Convite para Participação em ações do programa

Perfil de Entrada no PPGMSB

Resultados obtidos pela coleta de dados entre 2022 a 2024 entre de candidatos do PPGMSB

ANTES DO INGRESSO

Q1 Tempo de conclusão do ensino superior?
Q2 Tipo de IES onde cursou ensino superior?
Q3 Ano de conclusão da última graduação?
Q4 Afinidade com áreas principais do PPGMSB?
Q5 Conhecimentos de língua estrangeira
Q6 Produção acadêmica
Q7 Atividade remunerada?
Q8 Tempo de dedicação ao PPGMSB
Q9 Modelagem científica e técnica
Q10 O que são biossistemas?
Q11 Contato com orientador antes da seleção
Q12 Como ficou sabendo do processo de seleção?
Análise dos estudantes para o sucesso no programa

Dimensão Equipe

Resultados obtidos pela coleta de dados entre 2023 a 2024 entre professores, estudantes e técnicos associados ao PPGMSB

Professores

Disciplinas no período

68

Média professor por disciplina

3

Total de Docentes

21

CH Média

60

Total de Discentes

168

Atividades com Extensão

18

Cursos ofertados
+21
Formação complementar ofertada 21-24
Engajamento institucional
16
+90% Corpo docente em Comissões Fixas e variáveis
Desenvolvimento curricular
+10
Criação, revisão ou melhoria de disciplinas e estruturas do curso.
Promoção do programa
+10
Esforços na atração e fortalecimento da imagem do programa
Organização administrativa
+92%
Retorno das solicitações da coordenação ao corpo docente
Postura ética
100%
% Percepção dos alunos com os docentes

Estudantes

Estudantes Evadidos
6
8% dos estudantes do PPGMSB
Conclusão no Prazo
21
Dentro de 2 anos
Fora do Prazo
12
Conclusão com pedido de prorrogação
Número de Bolsistas
24
Bolsas CAPES, FAPESB e PROGPESQ
Avaliação das Disciplinas
92%
89% Estudantes regulares e especiais
Avaliação Atividade Interlinha
96%
98% Estudantes regulares, especiais e participantes
Avaliação das Orientações
100%
Percepção do relação orientando-orientador
Horas médias de orientação
90h
Mimímo para qualificação 75h

Corpo Técnico

24h
Tempo de resposta médio a solicitações
2
Número de Técnicios
130 mês
Solicitações administrativas
100%
Satisfação docente com o corpo técnico
98%
Satisfação discente com o corpo técnico

Pesquisa

Esta dimensão foca na qualidade, inovação e relevância das pesquisas conduzidas no âmbito do programa.

Projetos Financiados
168
Financiamento interno e externo
Dissertações defendidas
35
Até 2023
Redes de Pesquisa
5
Redes locais, nacionais e internacionais
Colaborações
71
Participação de docentes internos e externos em atividades do PPG
Fomento Recebido
$ 993.800
Fomento interno e externo.
Laboratórios Ativos
16
Atendendo a ambas as linhas de pesquisa

Dimensão Gestão

Avalia a eficiência e eficácia das práticas de gestão do programa.

Metas estratégicas do Programa

Eixo Objetivo Estratégico Descrição Progresso Status
Eixo GA OE1 Criar e aprimorar os instrumentos de acompanhamento discente/docente
90%
Andamento
OE2 Melhorar a satisfação discente/docente com o curso
90%
Andamento
OE3 Atualizar e aprimorar os meios de divulgação do PPGMSB tradicionais e atuais
70%
Andamento
Eixo PE OE4 Proporcionar meios e apoio à saída de discentes e docentes para atividades de pesquisa e missão de trabalho
50%
Parcial
OE5 Avaliar anualmente a produção do Programa
100%
✔️ Concluído 21-23
Eixo IS OE6 Buscar e implementar acordos de cooperação com órgãos da administração pública que ampliem a participação do PPGMSB na comunidade regional
60%
Parcial
OE7 Buscar parcerias nacionais e internacionais
30%
Andamento

Impacto do Programa

Esta dimensão busca avaliar o efeito do programa na comunidade e na sociedade em geral.

Contribuição para área Interdisciplinar

Abrangência dos tópicos dentro da área
80%
Diversidade temática
Atuação dos egressos
30%
Iniciativa privada
Atuação dos egressos
70%
Iniciativa Pública
Atuação dos egressos
47%
Área de Educação
Publicações interdisciplinares
84%
Publicações entre docentes
Participação em eventos
140
Eventos científicos
Contribuição para demandas globais
54%
Alinhamento com ODS
Colaborações internacionais
16
Bancas, projetos e publicações

Projeto de Extensão

Público atendido
60
12 projetos de extensão
Engajamento da Comunidade
60%
Participação em outras atividades
Sustentabilidade Financeira
50
Bolsas atribuídas
Transferência de Conhecimento
+200
Temas abrangidos

Sistema de Cotas e diversidade

Percentual de vagas para cotistas
40%
Todas preenchidas
Percentual de conclusão cotista
100%
Com bolsas PROGPESQ
Diversidade Geográfica
60%
Não pertencem ao município
Diversidade de Gênero
70%
Mulheres discentes

ANÁLISE DOS EGRESSOS DO PPGMSB

Esta dimensão busca avaliar como o estudante termina sua formação e como esse conhecimento é aplicado para sua vida profissional

Depoimentos dos Egressos

O que nossos egressos pensam do PPGMSB

"Me proporcionou uma visão ampla e interdisciplinar, conectando diferentes áreas do conhecimento. Essa experiência não só ampliou minhas habilidades técnicas e analíticas, mas também impulsionou meu crescimento profissional ao abrir portas para projetos inovadores e desafiadores."

Alanna Silva

"Minha experiência no PPGMSB foi a realização de um sonho, marcada por descobertas científicas, muitas parcerias e de grande importância para meu avanço profissional. "

Daniela Carvalho

"Oportunidade de contribuir significativamente com os aspectos socioambientais alinhada a era do avanço tecnológico."

Jessica Souza

"Marcada por desafios, aprendizados e, acima de tudo, pela descoberta de uma força interior que eu nem imaginava possuir. Esses desafios, no entanto, só foram possíveis graças a dedicação dos mestres que integram o programa. A confiança que eles depositaram em nós, o estímulo constante à pesquisa, cada palavra de incentivo e até mesmo as críticas mais exigentes, foram fundamentais para impulsionar nosso crescimento, ultrapassando os limites do próprio mestrado. "

Carolina Alves

"Constituiu a concretização de um sonho. Adquirir habilidades e competências significativas como pesquisadora. Essa trajetória tornou-se fundamental para meu sucesso profissional. Hoje sou mestra presente na nossa querida Alagoinhas que conta com professores excepcionais .Só tenho GRATIDÃO por ter feito parte integrante dele"

Carmen Silva

Inserção Profissional dos Egressos

Total de Egressos
25
Turmas 1 e 2
Setor Privado
10
Setor Público
15

Distribuição geográfica dos Egressos

Taxa de Empregabilidade
22/25
88% dos estudantes empregados
Atuando na área de formação
24/25
96% atuando na área de formação
Vínculo formal
25/25
100%Possuem vínculo Seletista ou CLT
Percentual em Posições de Liderança
3/25
12%Atuam em cargos de liderança

Impactos Acadêmicos e/ou Sociais de Egressos

Produção Acadêmica dos Egressos
6/25
24%de estudantes que publicaram após o curso
Participação em Eventos Científicos
10/25
40% Como autores ou palestrantes em conferências, congressos ou seminários acadêmicos
Impacto Social
2/25
8%Participam de projetos ou iniciativas com impacto social significativo
Reconhecimentos e Prêmios Recebidos
2/25
8%Reconhecidos por sua atuação em áreas acadêmicas, culturais ou profissionais.
Empreendimentos ou Iniciativas de Inovação
2/25
4%Reconhecidos por sua atuação em áreas acadêmicas, culturais ou profissionais.
Inserção em Posições Estratégicas de Liderança
3/25
12%egressos que alcançaram posições de liderança (gestores, coordenadores, diretores) em empresas, instituições públicas ou organizações

Histórias de Sucesso

O Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Simulação de Biossistemas (PPGMSB) tem orgulho de destacar seus egressos que se tornaram líderes em suas áreas de atuação. Esses casos de sucesso demonstram como uma abordagem inovadora e centrada no desenvolvimento profissional pode transformar carreiras. De pesquisadores acadêmicos a gestores de grandes organizações, nossos egressos compartilham um ponto em comum: o compromisso em aplicar práticas de excelência adquiridas durante sua formação. Ao compartilhar essas histórias inspiradoras, o PPGMSB busca não apenas celebrar conquistas, mas também motivar novos estudantes e reforçar sua missão de impacto social, acadêmico e profissional.

Egressos
Business

Alanna Vieira Silva

Líder de Inovação e Novos negócios

I work in leadership areas, having a journey marked by challenges and experiences that made me grow and develop management, proactivity, teamwork and project management skills. I increasingly seek to be challenged in the activities I propose to undertake, always with a vision focused on sustainable development. The search and studies linked to technological innovation and scientific research are now part of my daily life.

Business

Tiago Luis Santos Silva

Analista de PCM | Especialista em Simulações Computacionais e Análise Estrutural | Desenvolvedor de Projetos Mecânicos.

Profissional dedicado à integração de teoria e tecnologia, com mais de quatro anos de experiência em Materiais para Engenharia, atuando em Manutenção Industrial e Simulação de Estruturas Metálicas e Compósitos Poliméricos. Mestre em Modelagem e Simulação de Biossistemas (UNEB), com Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, Graduação em Engenharia Mecânica e Formação Técnica em Eletromecânica. Atualmente, instrutor no SENAI, ensino temas como Materiais para Construção Mecânica, Desenho Técnico, Gestão da Manutenção e CAD, além de participar de projetos com Métodos de Elementos Finitos (MEF), focando em Gestão e Desenvolvimento de Projetos Mecânicos, Controle de Qualidade e Análise Estrutural.

Business

Jéssica Freitas Souza

Bióloga na Excelência em fazer Consultorias Ambientais

Vida profissional entre Bióloga Consultora Ambiental Empresarial ( Projetos e Licenciamento Ambiental) e professora bióloga nas disciplinas técnicas do eixo Saúde e Meio Ambiente a exemplo: Legislação ambiental, Auditoria e Gestão Ambiental, Processos Produtivos, Gestão Socioambiental, (entre outras disciplinas).

ANÁLISE EXTERNA

Resultados da análise externa do PPG

Produção Científica

Diversificação de Publicações: Incentivar publicações em periódicos de maior impacto ou em áreas emergentes, alinhadas às demandas tecnológicas e sociais.

Colaborações Internacionais: Ampliar parcerias com colegas, seja do velho mundo ou eixo sul com vias no fortalecimento de relações e produção conjunta, visibilidade internacional e integração de trabalhos.

Foco em Multidisciplinaridade: Aumentar a integração entre diferentes áreas de conhecimento para abordar desafios complexos.

Diversificação da Produção: Aumentar a produção técnica e de patentes, bem como construir um conjunto de referências das linhas de pesquisa no formato digital para

Impacto Social e Tecnológico

Projetos de Extensão: Expandir projetos que impactem diretamente comunidades de forma mais ampla, abrangendo aspectos culturais, educacionais e tecnológicos.

Transferência de Tecnologia: Promover iniciativas que consolidem a transferência de conhecimento e tecnologia, conectando o programa ao setor produtivo e estimulando a inovação e o desenvolvimento sustentável.

Participação em Políticas Públicas: Inserir os resultados de pesquisas em políticas públicas para ampliar o alcance social em Alagoinhas/BA.

Corpo Docente

Capacitação e Atualização: A capacitação continuada englobará habilidades essenciais à prática docente e à modelagem, promovendo uma interação mais eficaz e uma melhor compreensão das necessidades do estudante atual. Além disso, buscará fortalecer o pensamento crítico, ampliando a capacidade de análise e tomada de decisão dos docentes em contextos avançados de pesquisa e ensino.

Distribuição de Atividades: Garantir melhor distribuição das cargas de ensino, pesquisa e extensão.

Inclusão de Novos Docentes:Buscar docentes com perfis estratégicos para fortalecer áreas que ainda necessitam de maior desenvolvimento.

Infraestrutura

Ampliação de Espaços e Equipamentos: Melhorar laboratórios, bibliotecas e áreas de convivência acadêmica para atender à crescente demanda principalmente para professores visitantes e alunos bolsistas.

Digitalização e Acesso Remoto: Disponibilizar mais recursos digitais de informação e comunicação e integrar alunos, egressos e professores a plataformas de aprendizado e desenvolvimento.

Sustentabilidade: Incorporar práticas sustentáveis na gestão dos recursos do programa, com olhar para as ODS.

Formação de Alunos

Acompanhamento de Egressos: Implementar um sistema de acompanhamento da inserção dos egressos no mundo do trabalho e na academia, identificando tendências e oportunidades.

Modernização Curricular: Atualizar o currículo do programa de mestrado, priorizando uma formação integrada que contemple aspectos acadêmicos e sociais, visando preparar os alunos para desafios contemporâneos na pesquisa e na sociedade.

Foco no Impacto: Estruturar o programa para incentivar pesquisas com impacto acadêmico e social, promovendo a aplicação prática do conhecimento em áreas estratégicas para o desenvolvimento científico da Bahia.

Internacionalização

Ajuste Curricular: Adaptar o currículo do programa para incluir formações em outras línguas, especialmente inglês, integrando as disciplinas ao ensino bilíngue e preparando os alunos para contextos internacionais de pesquisa e colaboração.

Intercâmbios e Mobilidade: Ampliar as oportunidades de intercâmbio para alunos e docentes por meio de editais de fomento interno e externo, visando promover experiências internacionais que fortaleçam a formação acadêmica e científica.

Parcerias Estratégicas: Estabelecer convênios com instituições de excelência em áreas prioritárias, utilizando editais de fomento para apoiar a colaboração em projetos de pesquisa, ensino e inovação.

Autoavaliação e Planejamento

Relatórios Detalhados: Implementar sistemas mais transparentes e detalhados de autoavaliação, com indicadores específicos para monitorar o desempenho do programa.

Planejamento Estratégico: Reforçar o planejamento de longo prazo, alinhando metas com os critérios de avaliação externos e integrando processos contínuos de revisão e metaavaliação.

Participação da Comunidade: Envolver mais alunos e técnicos na definição das prioridades e melhorias do programa, garantindo diversidade de perspectivas e maior engajamento.

Renovação da Comissão de Autoavaliação: Realizar a renovação periódica da comissão de autoavaliação, incorporando novos membros para assegurar dinamismo, imparcialidade e inovação nos processos avaliativos.

PLANO DE AÇÃO DO PPGMSB PARA O QUADRIÊNIO 2025-2028

Resultados da análise externa do PPG

Plano de Ação - Produção Científica
O que? Por quê? Onde? Quem? Quando? Como? Quanto custa?
Incentivar publicações em periódicos de maior impacto Fortalecer a relevância acadêmica e atender demandas sociais e tecnológicas Periódicos de alto impacto e áreas emergentes Docentes e alunos do programa 2025-2028 Capacitação em escrita acadêmica e incentivo financeiro para submissões Orçamento do departamento para o programa
Ampliar parcerias internacionais Fortalecer relações acadêmicas e aumentar a visibilidade internacional Instituições do eixo Sul e Europa Docentes, Discentes e grupos de pesquisa 2025-2028 Estabelecer convênios e projetos conjuntos Orçamento, AUXPPG, AUXCAPES e captação de recursos
Fomentar a multidisciplinaridade Abordar desafios complexos de forma integrada Grupos interdisciplinares do programa Docentes e Discentes das linhas 2025-2028 Fortalecendo a coordenação de linha -
Ampliar a diversificação da produção científica Fortalecer a inovação e criar patentes Publicações técnicas e patentes registradas Docentes, Discentes e Comunidade/td> 2025-2028 Organizar workshops sobre inovação e propriedade intelectual Orçamento, AUXPPG, AUXCAPES e captação de recursos
Plano de Ação - Impacto Social e Tecnológico
O que? Por quê? Onde? Quem? Quando? Como? Quanto custa?
Expandir projetos que impactem diretamente em comunidades ligadas ao projeto do programa Fortalecer o vínculo entre academia e sociedade, abrangendo aspectos culturais, educacionais e tecnológicos Comunidades locais, regionais, Nacionais e Internacionais Docentes, discentes e parceiros 2025-2028 Identificar demandas e promover projetos de extensão interdisciplinares Orçamento Departamento, PPG e PROEX
Promover iniciativas para a transferência de tecnologia Conectar o programa ao setor produtivo e estimular a inovação Empresas, indústrias e cooperativas locais Docentes, grupos de pesquisa e setor produtivo 2025-2028 Firmar parcerias estratégicas e promover eventos de transferência de conhecimento Captação de Recursos externos e Departamento
Inserir resultados de pesquisas em políticas públicas Ampliar o impacto social e contribuir para o desenvolvimento sustentável Gestões públicas de Alagoinhas/BA e região Pesquisadores, gestores públicos e sociedade civil 2025-2028 Realizar estudos aplicados e propor soluções baseadas em evidências Captação de Recursos externos e Departamento
Plano de Ação - Corpo Docente
O que? Por quê? Onde? Quem? Quando? Como? Quanto custa?
Capacitar docentes em habilidades essenciais e modelagem Promover interação eficaz e fortalecer a capacidade de análise e decisão Workshops, treinamentos e cursos online Docentes do programa 2025-2028 Organizar capacitações anuais em metodologias inovadoras Orçamento do Departamento, Fomento externo e interno
Garantir melhor distribuição das cargas de ensino, pesquisa e extensão Evitar sobrecarga e melhorar a produtividade dos docentes Departamento Coordenação e Colegiado 2025-2026 Implementar planejamento estratégico de atividades docente Orçamento do Departamento, Fomento externo e interno
Incluir novos docentes com perfis estratégicos Fortalecer áreas que necessitam de maior desenvolvimento Áreas prioritárias do programa Coordenação e Colegiado 2025-2028 Convite a docentes internos e externos em áreas estratégicas Orçamento do Departamento, Fomento externo e interno
Plano de Ação - Infraestrutura
O que? Por quê? Onde? Quem? Quando? Como? Quanto custa?
Ampliação e implemento de laboratórios e áreas de convivência acadêmica Atender à crescente demanda, principalmente para professores visitantes e alunos bolsistas Laboratórios e espaços comuns Equipe administrativa e coordenação 2025-2028 Reformar e ampliar os espaços físicos prioritários Orçamento do Departamento, Fomento externo e interno
Disponibilizar mais recursos digitais de informação e comunicação Facilitar o aprendizado e a integração entre alunos, egressos e professores Plataformas de aprendizado e Sistemas digitais Equipe de TI, professores e coordenação 2025-2027 Desenvolver plataformas e digitalizar acervos acadêmicos Orçamento do Departamento, Fomento externo e interno
Incorporar práticas sustentáveis na gestão dos recursos Reduzir o impacto ambiental alinhado aos ODS Todos os espaços do programa Gestores e equipe administrativa 2025-2028 Implementar sistemas de gestão sustentável e capacitar usuários Orçamento do Departamento, Fomento externo e interno
Plano de Ação - Formação de Alunos
O que? Por quê? Onde? Quem? Quando? Como? Quanto custa?
Implementar um sistema de acompanhamento de egressos Monitorar inserção no mercado de trabalho e identificar tendências Egressos e suas áreas de atuação Coordenação, comissão de egressos 2025-2028 Criar um sistema integrado para coleta e análise de dados dos egressos Orçamento do Departamento, Fomento externo e interno
Atualizar o currículo do programa de mestrado Preparar os alunos para desafios acadêmicos e sociais contemporâneos Disciplinas do programa Coordenação e comissão de autoavaliação 2025-2026 Realizar revisão curricular Orçamento do Departamento, Fomento externo e interno
Estruturar o programa para incentivar pesquisas com impacto acadêmico e social Promover aplicação prática do conhecimento em áreas estratégicas Projetos de pesquisa vinculados ao programa Docentes, discentes e parceiros externos 2025-2028 Incluir incentivos para projetos de impacto acadêmico e social Orçamento do Departamento, Fomento externo e interno
Plano de Ação - Internacionalização
O que? Por quê? Onde? Quem? Quando? Como? Quanto custa?
Adaptar o currículo para incluir formações bilíngues Preparar os alunos para contextos internacionais de pesquisa e colaboração Disciplinas do programa Coordenação e docentes do programa 2025-2027 Revisar e integrar disciplinas bilíngues no currículo Orçamento do Departamento, Fomento externo e interno
Ampliar oportunidades de intercâmbio para alunos e docentes Fortalecer a formação acadêmica e científica com experiências internacionais Instituições internacionais parceiras Docentes, discentes e coordenação 2025-2028 Utilizar editais de fomento interno e externo para intercâmbios Orçamento do Departamento, Fomento externo e interno
Estabelecer convênios com instituições de excelência Apoiar a colaboração em pesquisa, ensino e inovação Áreas prioritárias de pesquisa Coordenação, docentes e instituições parceiras 2025-2028 Firmar convênios e elaborar projetos conjuntos Orçamento do Departamento, Fomento externo e interno
Plano de Ação - Autoavaliação e Planejamento
O que? Por quê? Onde? Quem? Quando? Como? Quanto custa?
Implementar sistemas mais transparentes e detalhados de autoavaliação Monitorar o desempenho do programa e identificar oportunidades de melhoria Relatórios e indicadores de desempenho Coordenação, comissão de autoavaliação e equipe técnica 2025-2027 Desenvolver sistemas de coleta e análise de dados com indicadores específicos Orçamento do Departamento, Fomento externo e interno
Reforçar o planejamento de longo prazo Alinhar metas com critérios de avaliação externos Documentos estratégicos e revisões internas Coordenação e comissão de planejamento 2025-2028 Integrar processos de revisão contínua e metaavaliação Orçamento do Departamento, Fomento externo e interno
Envolver mais alunos e técnicos na definição das prioridades do programa Garantir diversidade de perspectivas e maior engajamento Reuniões participativas e consultas públicas Alunos, técnicos e coordenação 2025-2026 Organizar workshops e consultas com diferentes participantes do programa Orçamento do Departamento, Fomento externo e interno
Renovar periodicamente a comissão de autoavaliação Assegurar dinamismo, imparcialidade e inovação nos processos avaliativos Comissão de autoavaliação Coordenação e membros da comissão 2025-2028 Incluir novos membros e promover capacitações regulares Orçamento do Departamento, Fomento externo e interno