A autoavaliação oferece à comunidade uma visão abrangente dos impactos e resultados das
atividades do PPGMSB, permitindo uma análise objetiva da formação, do desempenho dos
projetos de pesquisa e do impacto na comunidade. A prática contribui para o
aprimoramento contínuo ao destacar pontos fortes e áreas de melhoria, promovendo uma
compreensão do progresso individual e coletivo. Nosso projeto está disponível para
download no botão abaixo.
Envolve o fluxo de entrada e saída, além do apoio
necessário para que permaneçam no programa, com políticas de assistência, apoio
financeiro e orientação acadêmica.
Fornece análises críticas e contínuas sobre a qualidade dos
serviços prestados.
Objetivos do Programa
Objetivo Geral
O programa de Mestrado em Modelagem e Simulação de Biossistemas tem como objetivo
capacitar
estudantes em alto nível nas áreas específicas e interdisciplinares, visando formar profissionais
para liderança em pesquisa, ensino, negócios, indústria e governo. Ele combina atividades de ensino
e pesquisa para explorar possibilidades de modelagem e simulação de biossistemas, utilizando uma
abordagem interdisciplinar para resolver problemas complexos.
Objetivo Específicos
Promover a convergência de temas e o compartilhamento de problemas
relacionados a biossistemas.
Facilitar a integração de pesquisa interdisciplinar para inovar em
abordagens tradicionais de áreas específicas de estudo.
Proporcionar a flexibilidade curricular para permitir orientações
múltiplas (duplas e triplas), otimizando a formação interdisciplinar.
Consolidar espaços acadêmicos para apoiar a pesquisa e o desenvolvimento
de projetos práticos, voltados para a resolução de problemas locais e regionais
relacionados ao meio ambiente, recursos naturais e qualidade de vida.
Nossa Cultura
Centrado na interdisciplinaridade e no desenvolvimento sustentável, com
foco em
ciências exatas, biológicas e engenharia ambiental. Alinha-se ao PDI da instituição e ao
PNPG, visando a formação de alto nível e o atendimento de demandas regionais e
internacionais.
Nossa Visão
Ser reconhecido nacionalmente como um programa de excelência acadêmica
e
científica na formação de pesquisadores e profissionais, com compromisso socioambiental, na
área interdisciplinar.
Nossa Missão
Desenvolver estudos interdisciplinares, produzindo conhecimentos
científicos qualificados, através da formação em excelência de pesquisadores e
profissionais.
Nossos Valores
Ética
Excelência
Compromisso
Protagonismo
Inovação
Responsabilidade Ambiental e Social
Iniciativa
Transparência
Análise da Matrix SWOT
Forças
Interdisciplinaridade
Gratuidade
Políticas de inclusão do programa
Integração com a região
Capacidade de expansão
Interface entre ciência básica e aplicada
Heterogeneidade da formação
Área de conhecimento emergente
Fraquezas
Ausência de equipamentos específicos
Política de egressos
Publicações qualificadas docentes e discentes
Aderência dos projetos de pesquisa ao projeto do curso
Entendimento dos candidatos sobre os elementos do curso
Baixa produção técnica
Divulgação das atividades do PPGMSB
Interação com o setor produtivo
Pós-Doutoramento
Oportunidades
Captação de recursos humanos específicos
Internacionalização
Ampliação do escopo do programa
Ambiente favorável à criação de startups
Melhoria no sistema de inovação da Bahia
Elaboração de material específico da área
Desenvolvimento de material técnico
Parceria (público-privada) com órgãos regionais e nacionais
Participação em editais de fomento
Ameaças
Cenário político baiano e nacional
Carga horária docente
Política nacional de bolsas
Problemas de infraestrutura do Campus
Acesso à universidade
Ambiente econômico e social da região
Falta de recursos para publicação em periódicos de alto impacto
Pouco ou nenhum interesse da comunidade empresarial no desenvolvimento de pesquisas
Método da Autoavaliação
Equipe: Docentes, Discentes, Técnicos
Foca na qualidade e eficácia da equipe, incluindo
docentes, discentes e técnicos administrativos. Analisa a contribuição de cada
grupo para o sucesso do programa, considerando aspectos como qualificações,
produtividade, envolvimento em atividades acadêmicas e administrativas, e
satisfação geral com o programa.
Impacto do Programa
Busca avaliar o efeito do programa na comunidade e na sociedade em
geral. Inclui o exame do impacto das pesquisas realizadas, o envolvimento em
iniciativas de extensão e a contribuição para resolver
problemas sociais e ambientais.
Pesquisa
Trata da qualidade, inovação e relevância das pesquisas conduzidas
no âmbito do programa. Envolve a avaliação da produção científica, incluindo
publicações, patentes e outros indicadores de impacto acadêmico, além da
eficácia em fomentar uma cultura de pesquisa robusta.
Gestão
Analisa a eficiência e eficácia das práticas de gestão do programa.
Inclui a análise de processos administrativos e acadêmicos, a gestão de
recursos, a implementação de políticas e a capacidade do programa de se adaptar
e inovar em um ambiente acadêmico em constante evolução.
.
Equipe
Professores: contribuem com publicações, dissertações
orientadas, cursos oferecidos, projetos de
pesquisa e parcerias.
Estudantes: colaboram com os orientadores, publicações,
participação em eventos,
taxas de conclusão, satisfação com o curso e
inserção profissional após a formatura.
Corpo Técnico: eficiência no suporte administrativo,
incluindo tempo de resposta, distribuição de orçamento e satisfação de
estudantes e professores.
Impacto na Sociedade
Contribuição do programa para a sociedade, considerando a relevância das
pesquisas para problemas sociais, parcerias com organizações e
envolvimento comunitário.
Pesquisa
Produtividade e impacto da pesquisa, número de publicações,
patentes, apresentações em conferências e colaborações com outras
instituições.
Gestão
Eficácia da administração do programa, incluindo processos de admissão,
alocação de recursos, satisfação com a gestão, transparência, retenção
de professores e alunos e uso de tecnologias de apoio.
Microsoft Forms: Ferramenta utilizada para coleta de dados,
abrangendo informações quantitativas e qualitativas.
Design do Formulário: Combinação de perguntas fechadas e
abertas para capturar uma ampla gama de dados.
Escala de Likert: Utilizada para quantificar percepções sobre
diversos aspectos do programa.
Dados Demográficos: Coleta de informações de fundo para
análises segmentadas.
Entrevistas e Grupos Focais: Fornecem insights qualitativos
mais profundos.
Análise de Registros Institucionais: Dados sobre desempenho
acadêmico e sucesso dos egressos.
Criação de um Banco de Dados de Egressos
Plataforma online de egressos
Criação da rede de possibilidades de atuação
Organização de encontros de egressos no SBMSB
Convite para Participação em ações do programa
Perfil de Entrada no PPGMSB
Resultados obtidos pela coleta de dados entre 2022 a 2024 entre de candidatos do PPGMSB
ANTES DO INGRESSO
Q1Tempo de conclusão do ensino superior?
Q2Tipo de IES onde cursou ensino superior?
Q3Ano de conclusão da última graduação?
Q4Afinidade com áreas principais do PPGMSB?
Q5Conhecimentos de língua estrangeira
Q6Produção acadêmica
Q7Atividade remunerada?
Q8Tempo de dedicação ao PPGMSB
Q9Modelagem científica e técnica
Q10O que são biossistemas?
Q11Contato com orientador antes da seleção
Q12Como ficou sabendo do processo de seleção?
Análise dos estudantes para o sucesso no programa
Dimensão Equipe
Resultados obtidos pela coleta de dados entre 2023 a 2024 entre professores, estudantes e técnicos
associados ao PPGMSB
Professores
Disciplinas no período
68
Média professor por disciplina
3
Total de Docentes
21
CH Média
60
Total de Discentes
168
Atividades com Extensão
18
Cursos ofertados
+21
Formação complementar ofertada 21-24
Engajamento institucional
16
+90% Corpo docente em Comissões Fixas e variáveis
Desenvolvimento curricular
+10
Criação, revisão ou melhoria de disciplinas e estruturas do
curso.
Promoção do programa
+10
Esforços na atração e fortalecimento da imagem do
programa
Organização administrativa
+92%
Retorno das solicitações da coordenação ao corpo
docente
Postura ética
100%
% Percepção dos alunos com os
docentes
Estudantes
Estudantes
Evadidos
6
8% dos estudantes do
PPGMSB
Conclusão no
Prazo
21
Dentro de 2 anos
Fora do
Prazo
12
Conclusão com pedido de prorrogação
Número de
Bolsistas
24
Bolsas CAPES, FAPESB e PROGPESQ
Avaliação das
Disciplinas
92%
89% Estudantes regulares e
especiais
Avaliação Atividade
Interlinha
96%
98% Estudantes regulares,
especiais e participantes
Avaliação das
Orientações
100%
Percepção do relação orientando-orientador
Horas médias de
orientação
90h
Mimímo para qualificação 75h
Corpo Técnico
24h
Tempo de resposta médio a solicitações
2
Número de Técnicios
130 mês
Solicitações administrativas
100%
Satisfação docente com o corpo técnico
98%
Satisfação discente com o corpo técnico
Pesquisa
Esta dimensão foca na qualidade, inovação e relevância das pesquisas conduzidas no âmbito do
programa.
Projetos
Financiados
168
Financiamento interno e externo
Dissertações
defendidas
35
Até 2023
Redes de
Pesquisa
5
Redes locais, nacionais e internacionais
Colaborações
71
Participação de docentes internos e externos em
atividades do PPG
Fomento
Recebido
$ 993.800
Fomento interno e externo.
Laboratórios
Ativos
16
Atendendo a ambas as linhas de pesquisa
Dimensão Gestão
Avalia a eficiência e eficácia das práticas de gestão do programa.
Metas estratégicas do Programa
Eixo
Objetivo Estratégico
Descrição
Progresso
Status
Eixo GA
OE1
Criar e aprimorar os instrumentos de acompanhamento discente/docente
90%
⏳ Andamento
OE2
Melhorar a satisfação discente/docente com o curso
90%
⏳ Andamento
OE3
Atualizar e aprimorar os meios de divulgação do PPGMSB tradicionais e atuais
70%
⏳ Andamento
Eixo PE
OE4
Proporcionar meios e apoio à saída de discentes e docentes para atividades
de pesquisa e missão de trabalho
50%
➖ Parcial
OE5
Avaliar anualmente a produção do Programa
100%
✔️ Concluído 21-23
Eixo IS
OE6
Buscar e implementar acordos de cooperação com órgãos da administração
pública que ampliem a participação do PPGMSB na comunidade regional
60%
➖ Parcial
OE7
Buscar parcerias nacionais e internacionais
30%
Andamento
Impacto do Programa
Esta dimensão busca avaliar o efeito do programa na comunidade e na sociedade em geral.
Contribuição para área Interdisciplinar
Abrangência dos tópicos dentro da área
80%
Diversidade temática
Atuação dos egressos
30%
Iniciativa privada
Atuação dos egressos
70%
Iniciativa Pública
Atuação dos egressos
47%
Área de Educação
Publicações interdisciplinares
84%
Publicações entre docentes
Participação em eventos
140
Eventos científicos
Contribuição para demandas globais
54%
Alinhamento com ODS
Colaborações internacionais
16
Bancas, projetos e publicações
Projeto de Extensão
Público atendido
60
12 projetos de extensão
Engajamento da Comunidade
60%
Participação em outras atividades
Sustentabilidade Financeira
50
Bolsas atribuídas
Transferência de Conhecimento
+200
Temas abrangidos
Sistema de Cotas e diversidade
Percentual de vagas para cotistas
40%
Todas preenchidas
Percentual de conclusão cotista
100%
Com bolsas PROGPESQ
Diversidade Geográfica
60%
Não pertencem ao município
Diversidade de Gênero
70%
Mulheres discentes
ANÁLISE DOS EGRESSOS DO PPGMSB
Esta dimensão busca avaliar como o estudante termina sua formação e como esse conhecimento é aplicado
para sua vida profissional
Depoimentos dos Egressos
O que nossos egressos pensam do PPGMSB
"Me proporcionou uma visão ampla e interdisciplinar, conectando diferentes áreas
do conhecimento. Essa experiência não só ampliou minhas habilidades técnicas e analíticas,
mas também impulsionou meu crescimento profissional ao abrir portas para projetos
inovadores e desafiadores."
"Minha experiência no PPGMSB foi a realização de um sonho, marcada por descobertas
científicas, muitas parcerias e de grande importância para meu avanço profissional.
"
"Oportunidade de contribuir significativamente com os aspectos socioambientais alinhada a era
do avanço tecnológico."
"Marcada por desafios, aprendizados e, acima de tudo, pela descoberta de uma força interior
que eu nem imaginava possuir. Esses desafios, no entanto, só foram possíveis graças a
dedicação dos mestres que integram o programa. A
confiança que eles depositaram em nós, o estímulo constante à pesquisa, cada palavra de
incentivo e até mesmo as críticas mais exigentes, foram fundamentais para impulsionar nosso
crescimento, ultrapassando os limites do próprio mestrado.
"
"Constituiu a concretização de um sonho. Adquirir habilidades e competências
significativas como pesquisadora. Essa trajetória tornou-se fundamental para meu sucesso
profissional. Hoje sou mestra presente na nossa querida Alagoinhas que conta com professores
excepcionais .Só tenho GRATIDÃO por ter feito
parte integrante dele"
Inserção Profissional dos Egressos
Total de Egressos
25
Turmas 1 e 2
Setor Privado
10
Setor Público
15
Distribuição geográfica dos Egressos
Taxa de
Empregabilidade
22/25
88% dos estudantes empregados
Atuando na área de
formação
24/25
96% atuando na área de formação
Vínculo formal
25/25
100%Possuem vínculo Seletista ou
CLT
Percentual em Posições de
Liderança
3/25
12%Atuam em cargos de liderança
Impactos Acadêmicos e/ou Sociais de Egressos
Produção Acadêmica dos
Egressos
6/25
24%de estudantes que publicaram após o
curso
Participação em Eventos
Científicos
10/25
40% Como autores ou palestrantes em
conferências, congressos ou seminários acadêmicos
Impacto Social
2/25
8%Participam de projetos ou iniciativas
com impacto social significativo
Reconhecimentos e Prêmios
Recebidos
2/25
8%Reconhecidos por sua atuação em áreas
acadêmicas, culturais ou profissionais.
Empreendimentos ou Iniciativas
de Inovação
2/25
4%Reconhecidos por sua atuação em áreas
acadêmicas, culturais ou profissionais.
Inserção em Posições
Estratégicas de Liderança
3/25
12%egressos que alcançaram posições de
liderança (gestores, coordenadores, diretores) em empresas, instituições públicas ou
organizações
Histórias de Sucesso
O Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Simulação de Biossistemas (PPGMSB) tem orgulho de
destacar seus egressos que se tornaram líderes em suas áreas de atuação. Esses casos de
sucesso demonstram como uma abordagem inovadora e centrada no desenvolvimento profissional
pode transformar carreiras.
De pesquisadores acadêmicos a gestores de grandes organizações, nossos egressos compartilham
um ponto em comum: o compromisso em aplicar práticas de excelência adquiridas durante sua
formação.
Ao compartilhar essas histórias inspiradoras, o PPGMSB busca não apenas celebrar conquistas,
mas também motivar novos estudantes e reforçar sua missão de impacto social, acadêmico e
profissional.
I work in leadership areas, having a journey marked by challenges
and experiences that made me grow and develop management,
proactivity, teamwork and project management skills. I increasingly
seek to be challenged in the activities I propose to undertake,
always with a vision focused on sustainable development. The search
and studies linked to technological innovation and scientific
research are now part of my daily life.
Analista de PCM | Especialista em Simulações
Computacionais e Análise Estrutural | Desenvolvedor de Projetos
Mecânicos.
Profissional dedicado à integração de teoria e tecnologia, com mais
de quatro anos de experiência em Materiais para Engenharia, atuando
em Manutenção Industrial e Simulação de Estruturas Metálicas e
Compósitos Poliméricos. Mestre em Modelagem e Simulação de
Biossistemas (UNEB), com Especialização em Engenharia de Segurança
do Trabalho, Graduação em Engenharia Mecânica e Formação Técnica em
Eletromecânica. Atualmente, instrutor no SENAI, ensino temas como
Materiais para Construção Mecânica, Desenho Técnico, Gestão da
Manutenção e CAD, além de participar de projetos com Métodos de
Elementos Finitos (MEF), focando em Gestão e Desenvolvimento de
Projetos Mecânicos, Controle de Qualidade e Análise Estrutural.
Bióloga na Excelência em fazer Consultorias
Ambientais
Vida profissional entre Bióloga Consultora Ambiental Empresarial (
Projetos e Licenciamento Ambiental) e professora bióloga nas
disciplinas técnicas do eixo Saúde e Meio Ambiente a exemplo:
Legislação ambiental, Auditoria e Gestão Ambiental, Processos
Produtivos, Gestão Socioambiental, (entre outras disciplinas).
ANÁLISE EXTERNA
Resultados da análise externa do PPG
Produção Científica
Diversificação de Publicações: Incentivar publicações em
periódicos de maior impacto ou em áreas emergentes, alinhadas às demandas
tecnológicas e sociais.
Colaborações Internacionais: Ampliar parcerias com colegas, seja do
velho mundo ou eixo sul com vias no fortalecimento de relações e produção conjunta,
visibilidade internacional e integração de trabalhos.
Foco em Multidisciplinaridade: Aumentar a integração entre
diferentes áreas de
conhecimento para abordar desafios complexos.
Diversificação da Produção: Aumentar a produção técnica e de
patentes, bem como construir um conjunto de referências das linhas de pesquisa no
formato digital para
Impacto Social e Tecnológico
Projetos de Extensão: Expandir projetos que impactem diretamente
comunidades de forma mais ampla, abrangendo aspectos culturais, educacionais e
tecnológicos.
Transferência de Tecnologia: Promover iniciativas que consolidem a
transferência de conhecimento e tecnologia, conectando o programa ao setor produtivo
e estimulando a inovação e o desenvolvimento sustentável.
Participação em Políticas Públicas: Inserir os resultados de
pesquisas em políticas públicas para ampliar o alcance social em Alagoinhas/BA.
Corpo Docente
Capacitação e Atualização: A capacitação continuada englobará
habilidades essenciais à prática docente e à modelagem, promovendo uma interação
mais eficaz e uma melhor compreensão das necessidades do estudante atual. Além
disso, buscará fortalecer o pensamento crítico, ampliando a capacidade de análise e
tomada de decisão dos docentes em contextos avançados de pesquisa e ensino.
Distribuição de Atividades: Garantir melhor distribuição das cargas
de ensino, pesquisa e extensão.
Inclusão de Novos Docentes:Buscar docentes com perfis estratégicos
para fortalecer áreas que ainda necessitam de maior desenvolvimento.
Infraestrutura
Ampliação de Espaços e Equipamentos: Melhorar laboratórios,
bibliotecas e áreas de convivência acadêmica para atender à crescente demanda
principalmente para professores visitantes e alunos bolsistas.
Digitalização e Acesso Remoto: Disponibilizar mais recursos digitais
de informação e comunicação e integrar alunos, egressos e professores a plataformas
de aprendizado e desenvolvimento.
Sustentabilidade: Incorporar práticas sustentáveis na gestão dos
recursos do programa, com olhar para as ODS.
Formação de Alunos
Acompanhamento de Egressos: Implementar um sistema de
acompanhamento da inserção dos egressos no mundo do trabalho e na academia,
identificando tendências e oportunidades.
Modernização Curricular: Atualizar o currículo do programa de
mestrado, priorizando uma formação integrada que contemple aspectos acadêmicos e
sociais, visando preparar os alunos para desafios contemporâneos na pesquisa e na
sociedade.
Foco no Impacto: Estruturar o programa para incentivar pesquisas com
impacto acadêmico e social, promovendo a aplicação prática do conhecimento em áreas
estratégicas para o desenvolvimento científico da Bahia.
Internacionalização
Ajuste Curricular: Adaptar o currículo do programa para incluir
formações em outras línguas, especialmente inglês, integrando as disciplinas ao
ensino bilíngue e preparando os alunos para contextos internacionais de pesquisa e
colaboração.
Intercâmbios e Mobilidade: Ampliar as oportunidades de intercâmbio
para alunos e docentes por meio de editais de fomento interno e externo, visando
promover experiências internacionais que fortaleçam a formação acadêmica e
científica.
Parcerias Estratégicas: Estabelecer convênios com instituições de
excelência em áreas prioritárias, utilizando editais de fomento para apoiar a
colaboração em projetos de pesquisa, ensino e inovação.
Autoavaliação e Planejamento
Relatórios Detalhados: Implementar sistemas mais transparentes e
detalhados de autoavaliação, com indicadores específicos para monitorar o desempenho
do programa.
Planejamento Estratégico: Reforçar o planejamento de longo prazo,
alinhando metas com os critérios de avaliação externos e integrando processos
contínuos de revisão e metaavaliação.
Participação da Comunidade: Envolver mais alunos e técnicos na
definição das prioridades e melhorias do programa, garantindo diversidade de
perspectivas e maior engajamento.
Renovação da Comissão de Autoavaliação: Realizar a renovação
periódica da comissão de autoavaliação, incorporando novos membros para assegurar
dinamismo, imparcialidade e inovação nos processos avaliativos.
PLANO DE AÇÃO DO PPGMSB PARA O QUADRIÊNIO 2025-2028
Resultados da análise externa do PPG
Plano de Ação - Produção Científica
O que?
Por quê?
Onde?
Quem?
Quando?
Como?
Quanto custa?
Incentivar publicações em periódicos de maior impacto
Fortalecer a relevância acadêmica e atender demandas sociais e tecnológicas
Periódicos de alto impacto e áreas emergentes
Docentes e alunos do programa
2025-2028
Capacitação em escrita acadêmica e incentivo financeiro para submissões
Orçamento do departamento para o programa
Ampliar parcerias internacionais
Fortalecer relações acadêmicas e aumentar a visibilidade internacional
Instituições do eixo Sul e Europa
Docentes, Discentes e grupos de pesquisa
2025-2028
Estabelecer convênios e projetos conjuntos
Orçamento, AUXPPG, AUXCAPES e captação de recursos
Fomentar a multidisciplinaridade
Abordar desafios complexos de forma integrada
Grupos interdisciplinares do programa
Docentes e Discentes das linhas
2025-2028
Fortalecendo a coordenação de linha
-
Ampliar a diversificação da produção científica
Fortalecer a inovação e criar patentes
Publicações técnicas e patentes registradas
Docentes, Discentes e Comunidade/td>
2025-2028
Organizar workshops sobre inovação e propriedade intelectual
Orçamento, AUXPPG, AUXCAPES e captação de recursos
Plano de Ação - Impacto Social e Tecnológico
O que?
Por quê?
Onde?
Quem?
Quando?
Como?
Quanto custa?
Expandir projetos que impactem diretamente em comunidades ligadas ao projeto do programa
Fortalecer o vínculo entre academia e sociedade, abrangendo aspectos culturais, educacionais e tecnológicos
Comunidades locais, regionais, Nacionais e Internacionais
Docentes, discentes e parceiros
2025-2028
Identificar demandas e promover projetos de extensão interdisciplinares
Orçamento Departamento, PPG e PROEX
Promover iniciativas para a transferência de tecnologia
Conectar o programa ao setor produtivo e estimular a inovação
Empresas, indústrias e cooperativas locais
Docentes, grupos de pesquisa e setor produtivo
2025-2028
Firmar parcerias estratégicas e promover eventos de transferência de conhecimento
Captação de Recursos externos e Departamento
Inserir resultados de pesquisas em políticas públicas
Ampliar o impacto social e contribuir para o desenvolvimento sustentável
Gestões públicas de Alagoinhas/BA e região
Pesquisadores, gestores públicos e sociedade civil
2025-2028
Realizar estudos aplicados e propor soluções baseadas em evidências
Captação de Recursos externos e Departamento
Plano de Ação - Corpo Docente
O que?
Por quê?
Onde?
Quem?
Quando?
Como?
Quanto custa?
Capacitar docentes em habilidades essenciais e modelagem
Promover interação eficaz e fortalecer a capacidade de análise e decisão
Workshops, treinamentos e cursos online
Docentes do programa
2025-2028
Organizar capacitações anuais em metodologias inovadoras
Orçamento do Departamento, Fomento externo e interno
Garantir melhor distribuição das cargas de ensino, pesquisa e extensão
Evitar sobrecarga e melhorar a produtividade dos docentes
Departamento
Coordenação e Colegiado
2025-2026
Implementar planejamento estratégico de atividades docente
Orçamento do Departamento, Fomento externo e interno
Incluir novos docentes com perfis estratégicos
Fortalecer áreas que necessitam de maior desenvolvimento
Áreas prioritárias do programa
Coordenação e Colegiado
2025-2028
Convite a docentes internos e externos em áreas estratégicas
Orçamento do Departamento, Fomento externo e interno
Plano de Ação - Infraestrutura
O que?
Por quê?
Onde?
Quem?
Quando?
Como?
Quanto custa?
Ampliação e implemento de laboratórios e áreas de convivência acadêmica
Atender à crescente demanda, principalmente para professores visitantes e alunos bolsistas
Laboratórios e espaços comuns
Equipe administrativa e coordenação
2025-2028
Reformar e ampliar os espaços físicos prioritários
Orçamento do Departamento, Fomento externo e interno
Disponibilizar mais recursos digitais de informação e comunicação
Facilitar o aprendizado e a integração entre alunos, egressos e professores
Plataformas de aprendizado e Sistemas digitais
Equipe de TI, professores e coordenação
2025-2027
Desenvolver plataformas e digitalizar acervos acadêmicos
Orçamento do Departamento, Fomento externo e interno
Incorporar práticas sustentáveis na gestão dos recursos
Reduzir o impacto ambiental alinhado aos ODS
Todos os espaços do programa
Gestores e equipe administrativa
2025-2028
Implementar sistemas de gestão sustentável e capacitar usuários
Orçamento do Departamento, Fomento externo e interno
Plano de Ação - Formação de Alunos
O que?
Por quê?
Onde?
Quem?
Quando?
Como?
Quanto custa?
Implementar um sistema de acompanhamento de egressos
Monitorar inserção no mercado de trabalho e identificar tendências
Egressos e suas áreas de atuação
Coordenação, comissão de egressos
2025-2028
Criar um sistema integrado para coleta e análise de dados dos egressos
Orçamento do Departamento, Fomento externo e interno
Atualizar o currículo do programa de mestrado
Preparar os alunos para desafios acadêmicos e sociais contemporâneos
Disciplinas do programa
Coordenação e comissão de autoavaliação
2025-2026
Realizar revisão curricular
Orçamento do Departamento, Fomento externo e interno
Estruturar o programa para incentivar pesquisas com impacto acadêmico e social
Promover aplicação prática do conhecimento em áreas estratégicas
Projetos de pesquisa vinculados ao programa
Docentes, discentes e parceiros externos
2025-2028
Incluir incentivos para projetos de impacto acadêmico e social
Orçamento do Departamento, Fomento externo e interno
Plano de Ação - Internacionalização
O que?
Por quê?
Onde?
Quem?
Quando?
Como?
Quanto custa?
Adaptar o currículo para incluir formações bilíngues
Preparar os alunos para contextos internacionais de pesquisa e colaboração
Disciplinas do programa
Coordenação e docentes do programa
2025-2027
Revisar e integrar disciplinas bilíngues no currículo
Orçamento do Departamento, Fomento externo e interno
Ampliar oportunidades de intercâmbio para alunos e docentes
Fortalecer a formação acadêmica e científica com experiências internacionais
Instituições internacionais parceiras
Docentes, discentes e coordenação
2025-2028
Utilizar editais de fomento interno e externo para intercâmbios
Orçamento do Departamento, Fomento externo e interno
Estabelecer convênios com instituições de excelência
Apoiar a colaboração em pesquisa, ensino e inovação
Áreas prioritárias de pesquisa
Coordenação, docentes e instituições parceiras
2025-2028
Firmar convênios e elaborar projetos conjuntos
Orçamento do Departamento, Fomento externo e interno
Plano de Ação - Autoavaliação e Planejamento
O que?
Por quê?
Onde?
Quem?
Quando?
Como?
Quanto custa?
Implementar sistemas mais transparentes e detalhados de autoavaliação
Monitorar o desempenho do programa e identificar oportunidades de melhoria
Relatórios e indicadores de desempenho
Coordenação, comissão de autoavaliação e equipe técnica
2025-2027
Desenvolver sistemas de coleta e análise de dados com indicadores específicos
Orçamento do Departamento, Fomento externo e interno
Reforçar o planejamento de longo prazo
Alinhar metas com critérios de avaliação externos
Documentos estratégicos e revisões internas
Coordenação e comissão de planejamento
2025-2028
Integrar processos de revisão contínua e metaavaliação
Orçamento do Departamento, Fomento externo e interno
Envolver mais alunos e técnicos na definição das prioridades do programa
Garantir diversidade de perspectivas e maior engajamento
Reuniões participativas e consultas públicas
Alunos, técnicos e coordenação
2025-2026
Organizar workshops e consultas com diferentes participantes do programa
Orçamento do Departamento, Fomento externo e interno
Renovar periodicamente a comissão de autoavaliação
Assegurar dinamismo, imparcialidade e inovação nos processos avaliativos
Comissão de autoavaliação
Coordenação e membros da comissão
2025-2028
Incluir novos membros e promover capacitações regulares
Orçamento do Departamento, Fomento externo e interno