Em consonância com a Resolução Nº 1.339/2021 do CONSU e os princípios que regem a UNEB, o PPGMSB adota ações afirmativas com reserva de vagas e sobrevagas voltadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas, ciganos, pessoas com deficiência, egressos de escola pública, travestis, transexuais, transgêneros, e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. As políticas visam ampliar o acesso à pós-graduação, assegurando diversidade, equidade e inclusão no ambiente acadêmico.
O Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Simulação de Biossistemas (PPGMSB) reafirma seu compromisso com a equidade e a diversidade acadêmica, adotando políticas de ações afirmativas como parte estrutural de seus processos seletivos.
As diretrizes que fundamentam essas ações estão consolidadas nas Resoluções CONSU Nº 1163/2015 e Nº 1663/2024 da UNEB, as quais garantem a reserva de vagas e sobrevagas para grupos historicamente excluídos dos espaços institucionais.
Por meio dessas ações, o PPGMSB busca ampliar o acesso à pós-graduação e contribuir para a construção de um ambiente acadêmico mais representativo, plural e comprometido com a justiça social.
Para mais informações, consulte a Resolução 1163/2015 e a Resolução 1663/2024.
O Sistema Afirmativo de Reserva de Vagas e Sobrevagas em Cotas do PPGMSB representa um espelho da política da UNEB e em todos os seus atos e ações orienta-se pelas seguintes premissas:
O Sistema de Reserva de Vagas e Sobrevagas em Cotas da UNEB organiza-se por meio de:
Ao pertencimento étnico-racial-cultural, de identidade de gênero e de condição da deficiência, o Sistema de Reserva de Vagas e Sobrevagas em Cotas soma as seguintes condições:
A distribuição das vagas reservadas e sobrevagas definidas pelo Sistema de Reserva de Vagas e Sobrevagas em Cotas da UNEB organiza-se, em cada processo seletivo, nas seguintes proporções:
40% para candidatos(as) negros(as)
5% para candidatos(as) indígenas
5% para candidatos(as) quilombolas
5% para candidatos(as) ciganos(as)
5% para pessoas com deficiência, TEA ou altas habilidades
5% para travestis, trans e pessoas não bináries
Para participação no sistema de Reserva de Vagas e Sobrevagas, o(a) candidato(a) deverá atender aos critérios definidos para cada modalidade de cota, além de apresentar a documentação comprobatória correspondente.
Os(as) candidatos(as) que optarem pelas cotas étnico-raciais poderão ser convocados para procedimentos de verificação de autodeclaração. A Comissão de Heteroidentificação é responsável por analisar os elementos fenotípicos de forma presencial ou por videoconferência, conforme estabelecido no edital.