• Biografia
  • Experiência
  • Projetos
  • Publicações
  • Contato
  • Volta ao PPGMSB
professor marcos

Eltamara Souza da Conceição

Modelagem,simulação e prototipação computacional

Biografia

Possui Graduação em Biologia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1993), Mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Bahia (1997) e Doutorado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (2011). Atualmente é Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia.

Interesses

  • Zoologia, com ênfase em Mirmecologia, sobretudo com Ecologia, Polinização, Controle Biológico, Estudo de Comunidades e Bioindicadores.

Formação

  • Pós-doutorado no Laboratório da Água – Universidade de Évora (UEvora– Portugal
  • Doutorado em Entomologia – Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Mestrado em Ciências Agrárias – Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Experiência Profissional

  1. Ensino
  2. Pesquisa
  3. Extensão
  4. Atividades
  5. Eventos
  1. 0000-0000

    Ministra aulas na graduação, nos componentes curriculares de Zoologia de Invertebrados, Entomologia e Controle Biológico; bem como na Pós-graduação no componente Interação Inseto-planta; Na área de Ensino foi coordenadora de Área do PIBID (Programa Interestitucional de Iniciação à Docência - CAPES) e do Residência Pedagógica (RP - CAPES).

  2. 0000-0000

    Projetos de Pesquisa desenvolvidos na UNEB-DCET, com participação no Programa de Iniciação Científica da UNEB e como orientadora da Especialização em Zoologia e em Biologia Vegetal da UNEB-DCET II e como co-orientadora do Mestrado em Biodiversidade Vegetal da UNEB – PPGBioveg.

  3. 0000-0000

    Atividades de Extensão em componentes curriculares da área de zoologia, em escolas de Alagoinhas.(Atividade de extensão, junto com discentes de Graduação, no Colégio Municipal de Alagoinhas-BA)

  4. 0000-0000

  5. 0000-0000

    Apresentação de trabalho do PIBID no CongreBio. Seminário Interdisciplinar do PIBID na UNEB-DCET II.

Projetos

Consolidação de espaço para o conhecimento da Biodiversidade Animal no Litoral Norte e Agreste Baiano

As coleções Zoológicas são fontes de informações, contendo muitas vezes uma riqueza de acervos de espécimes, que permitem estudar a biodiversidade regional, dando precioso suporte a iniciativas de proteção e conservação desta. Elas permitem documentar, através das espécimes e seus registos, bem como, investigar sobre a relação entre estas e o meio, podendo informar sobre o seu incremento, declínio e distribuição, bem como ameaça ou propriamente a extinção das espécies. Os Parâmetros curriculares Nacionais destacam claramente, em relação às diversas séries do ensino fundamental, sobre a garantia, nas atividades escolares, de espaços de reflexão, desenvolvimento e construção de idéias, sobretudo valorizando a disseminação daquelas que são socialmente significativas, que valorizam a vida, a biodiversidade e a conservação do meio ambiente. Portanto, uma coleção Zoológica serve à comunidade científica, uma vez que nela podem ser armazenadas espécies que tem sua origem nas pesquisas realizadas na região, mas também servem de apoio a aulas práticas para diversos componentes curriculares do curso de Biologia e afins, pós-graduação. Mas além disso, dá suporte à recepção da comunidade para atividades escolares e extra-escolares, a fim de promover o conhecimento da biodiversidade regional, bem como implementação, através dessas atividades, dos fundamentos de educação ambiental e da conservação da biodiversidade, tendo em vista a ameaça que vem sofrendo

início: 2019
Alterações na paisagem e sua relação com a comunidade de formigas em matas ciliares do Litoral Norte da Bahia

O georreferenciamento tem permitido a descrição precisa de áreas naturais, fornecendo ricas e relevantes informações que podem ser usadas para prever, monitorar e gerenciar o impacto do uso da terra sobre as comunidades biológicas. Indicadores biológicos têm sido eficazes ferramentas para medir os impactos das atividades humanas sobre o meio ambiente. Devido às comunidades de formigas se correlacionarem com as condições dos ambientes, é bem pertinente seu uso. As matas ciliares vêm sofrendo influência das atividades antrópicas, o que põe em risco a biodiversidade e o comprometimento dos recursos hídricos em todo o mundo. Isso pode afetar necessidades básicas das populações com a escassez de água, uma vez que já é comprovada que a mata ciliar garante a manutenção de tais recursos. Estas florestas incluem uma grande diversidade de ambientes úmidos e sombreados, que abriga comunidades diferentes de plantas e animais, raramente encontrados fora delas. Portanto a sua conservação garante a sobrevivência de diversas espécies. A pressão exercida pela gestão de atividades econômicas pode agravar a já dramática situação em relação ao balanço hídrico aqui no Nordeste do país. Assim, estudos envolvendo a utilização de indicadores biológicos e sua relação com a paisagem local e o uso da terra, podem dar suporte a busca de estratégias de conservação desses rios na região. O objetivo deste estudo é descrever a paisagem na mata ciliar e no entorno em rios do Litoral Norte da Bahia e relacionar com indicadores da comunidade de formigas.

início: 2019
Formigas como bioindicadores das condições das condições de conservação das florestas ripícolas em rios temporários do Alto Alentejo, Portugal

Estudos sobre comunidades de formigas para avaliações sobre as condições ambientais tem sido cada vez mais ampliados. Isso se deve aos atributos relevantes desse grupo de himenópteros como bioindicadores, tais como, relativa facilidade de amostragem e identificação, dominância nos ecossistemas, mas sobretudo porque as espécies ou comunidades se correlacionam com as condições dos ambientes. Florestas ripícolas vêm sofrendo influência das atividades antrópicas, o que põe em risco a biodiversidade e o comprometimento dos recursos hídricos em todo o mundo. Estas florestas incluem uma grande diversidade de ambientes úmidos e sombreados, que abriga comunidades diferentes de plantas e animais, raramente encontrados fora delas. Portanto a sua conservação garante a sobrevivência de diversas espécies. O curso de água mais dominante em Portugal são os rios temporários. A pressão exercida pela gestão e atividades econômicas da região pode gerar problemas futuros, agravando a situação em relação ao balanço hídrico anual do país. Assim, estudos envolvendo a utilização de indicadores biológicos, como formigas, para avaliar as condições dos rios temporários na região do Alto Alentejo, em Portugal, pode dar suporte a busca de estratégias de conservação desses rios na região. O objetivo deste estudo é avaliar as condições de conservação de florestas ripícolas de rios temporários do Alto Alentejo, em Portugal, utilizando formigas como bioindicadores.

início: 2018

Publicações

ANT COMMUNITY EVOLUTION ACCORDING AGING IN BRAZILIAN COCOA TREE PLANTATIONS

Autor: CONCEIÇÃO, E. S.; Della Lucia, T.M.C; COSTA NETO, A. O.; Araujo, E.S; KOCH, E. B. A.; DELABIE, J. H. C.


Publicação: Sociobiology


ISSN: 2447-8067

LINK

AVALIAÇÃO DO CONTROLE BIOLÓGICO POR FORMIGAS (HYMENOPTERA: FORMICIDAE) NUMA CRONOSSEQUÊNCIA DE CACAUAIS DO SUDESTE DA BAHIA

Autor: CONCEIÇÃO, E. S.; COSTA NETO, A. O.; DELABIE, J. H. C.; Della Lucia, T.M.C


Publicação: Revista Agrotrópica


ISSN: 0103-3816

LINK

Structural changes in arboreal ant assemblages (Hymenoptera: Formicidae) in an age sequence of cocoa plantations in the south-east of Bahia, Brazil.

Autor: CONCEIÇÃO, E. S.; COSTA NETO, A. O.; DELABIE, J. H. C.; Della Lucia, T.M.C;Majer, Jonathan David


Publicação: Astral Entomology


ISSN: 2052-1758

LINK

Contato

Por este canal você pode entrar em contato com o professor e buscar mais informações sobre seus projetos, orientações, disponibilidade para parcerias tanto com a iniciativa pública quanto com a privada.

econceicao@uneb.br