O EVENTO

O SIMPÓSIO BAIANO DE MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE BIOSSISTEMAS - SBMSB busca promover maior integração entre os alunos, docentes, pesquisadores e demais profissionais da área de Ciência e Tecnologia. Abrangendo as seguintes temáticas: Modelagem de Biossistemas, Computação Científica, Modelagem de Sistemas Complexos, Controle e otimização de Sistemas Dinâmicos, Bioinformática, Equilíbrio e Otimização de Sistemas, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Matemática Aplicada. O principal objetivo do SBMSB é proporcionar um ambiente científico que promova a divulgação, estimule a cooperação entre os profissionais da área, além de fomentar a multidisciplinaridade na formação de novos profissionais. O evento promoverá debates e discussões focadas em um tema específico por ano, sendo o tema de 2022. O uso da água: demandas contemporâneas, desafios e sustentabilidade. O I SBMSB é realizado no Campus II, no Departamento de Ciências Exatas e a Terra II, em Alagoinhas/BA, nos dias 29/08/2022 a 01/09/2022. Organizado inteiramente por discentes e docentes do PPGMSB e de outras instituições colaboradoras, o SBMSB é composto por minicursos, mesas redondas, palestras, além de apresentações de trabalhos em formato pôster e apresentações orais.

O SIMPÓSIO BAIANO DE MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE BIOSSISTEMAS - SBMSB busca promover maior integração entre os alunos, docentes, pesquisadores e demais profissionais da área de Ciência e Tecnologia. Abrangendo as seguintes temáticas: Modelagem de Biossistemas, Computação Científica, Modelagem de Sistemas Complexos, Controle e otimização de Sistemas Dinâmicos, Bioinformática, Equilíbrio e Otimização de Sistemas, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Matemática Aplicada.

DATAS IMPORTANTES

Chamada de trabalhos: 16 de maio de 2022
Encerramento da submissão dos trabalhos completos: 14 de agosto de 2022
Comunicação do aceite dos trabalhos: 18 de agosto de 2022
Prazo para envio da versão final do trabalho: 25 de agosto de 2022
Abertura das inscrições on-line: 20 de junho de 2022
Termino das inscrições on-line: 26 de agosto de 2022
I SBMSB 29 de agosto a 01 de setembro de 2022

ARTIGOS

O I SBMSB será realizado de 29 de agosto a 01 de setembro de 2022 na modalidade presencial. O período para submissão dos trabalhos é de 16/05/2022 a 31/07/2022, conforme os seguintes templates:

TIPO TEMPLATE
Artigo Completo: Long Paper
Artigo Curto: Short Paper
Poster: Poster

Normas Gerais para Submissão de Trabalhos

  • Serão recebidos para avaliação trabalhos em três modalidades: Artigo Completo (download), Artigo Curto (download) ou Pôster (download).
  • Um pôster nada mais é do que uma representação visual do seu trabalho. Ele tem o intuito de divulgar informações de forma sucinta unindo o conteúdo verbal da pesquisa com fotografias, tabelas e gráficos. O evento fará a impressão do Poster.
  • O artigo curto destinam-se a fornecer aos autores um meio para uma publicação relativamente rápido de artigos novos, significativos e sensíveis ao escopo do evento. Os artigos curtos são limitados a um mínimo de três e um máximo de quatro páginas publicadas e devem ser submetidos no formato definido.
  • Cada trabalho pode ter uma ou até 3 (três) pessoas como autoras, desde que todas tenham dado contribuição intelectual relevante à produção.
  • Cada trabalho deve ser submetido no sistema por apenas uma pessoa inscrita no evento, a qual é responsável por cadastrar as demais pessoas no sistema durante a submissão, caso haja coautores(as). Não há limite de trabalhos que cada pessoa pode submeter, como autora ou coautora.
  • Todos os trabalhos serão avaliados pelo comitê científico do simpósio, adequações poderão ser solicitadas aos autores.
  • O artigo completo e o curto deve começar com uma página de título que mostre as afiliações dos autores e informações de contato, identificando o autor correspondente com um asterisco. Recomendamos que cada seção inclua uma introdução do texto referenciado que se expanda no plano de fundo do trabalho. Alguma sobreposição com o Resumo é aceitável.
  • Tanto o Artigo completo como o curto devem observar que no corpo principal do texto, não há requisitos específicos. Você pode organizá-lo da maneira que melhor se adapte à sua pesquisa. No entanto, a seguinte estrutura será adequada em muitos casos:
    • Introdução
    • Materiais e Métodos
    • Resultados (com subtítulos)
    • Discussão (sem subtítulos)
    • Você deve então seguir o corpo principal do texto com:
      • Referências (limitadas a 60 referências, embora não sejam rigorosamente aplicadas)
      • Agradecimentos (opcional)
      • Contribuições dos autores (os nomes devem ser apresentados como iniciais)
      • Declaração de disponibilidade de dados (obrigatório)
      • Informações Adicionais (incluindo uma Declaração de Interesses Concorrentes)
      • Legendas das figuras (limitadas a 350 palavras por figura)
      • Tabelas (tamanho máximo de uma página)
    • Observe que as notas de rodapé não devem ser usadas
    • Os autores dos melhores resumos serão convidados a submeter um artigo completo para publicação em periódico a ser editado pela comissão científica do evento.
    • Enviados pelo formulário de submissão online (clique aqui)
    O Artigo Completo deverão ser estruturados da seguinte forma:
    • Escrito entre 4 e 12 páginas, com seções definidas conforme o escopo do trabalho, formatadas conforme o modelo disponível no site do evento. Subseções podem ser criadas a critério de cada autor(a).
    • Título: deve ser breve e informativo (até 15 palavras).
    • O resumo não deve incluir referências, figuras ou tabelas. Abreviações devem ser evitadas e, quando necessárias, devem ser descritas por extenso em sua primeira menção no texto. Certifique-se de que serve tanto como uma introdução geral ao tópico quanto como um breve resumo não técnico dos principais resultados e suas implicações.
    • O parágrafo do resumo deve ser escrito em até 1500 caracteres (com espaços), destacam-se: objetivo, método, resultados principais, conclusão e implicações do trabalho.
    • Após o resumo, informar 05 (cinco) palavras ou sentenças-chave, em ordem alfabética, separadas por ponto e virgula, sem repetir palavras que já constem no título do trabalho.
    O artigo curto deverá ser estruturados da seguinte forma:
    • Título: deve ser breve e informativo (até 15 palavras).
    • O parágrafo do resumo deve ser escrito em até 1000 caracteres (com espaços), destacam-se: objetivo, método, resultados principais, conclusão e implicações do trabalho.
    • O resumo não deve incluir referências, figuras ou tabelas. Abreviações devem ser evitadas e, quando necessárias, devem ser descritas por extenso em sua primeira menção no texto. Certifique-se de que serve tanto como uma introdução geral ao tópico quanto como um breve resumo não técnico dos principais resultados e suas implicações.
    • Após o resumo, informar 03 (três) palavras ou sentenças-chave, em ordem alfabética, separadas por ponto e virgula, sem repetir palavras que já constem no título do trabalho.
    O Pôster deverá ser estruturados da seguinte forma:
    • Uma apresentação de pôster combina uma exibição visual em um quadro de pôsteres dos destaques da pesquisa com uma oportunidade de perguntas e respostas. O pôster estará disponível para visualização pelos participantes durante todas as horas da conferência. Todos os participantes são incentivados a visitar os pôsteres nos intervalos e entrar em contato com o autor principal durante a conferência, quando possível.
    • Título: deve ser breve e informativo (até 15 palavras).
    • Todos os pôsteres devem incluir título, nome dos autores, instituição, cidade e país.
    • O template do poster ja está na formatação específica para apresentação e impressão não devendo ser alterada pelo autor.
    • Identidade dos agentes e tecnologias experimentais deve ser divulgada no pôster. Marcas comerciais de, por exemplo, drogas, dispositivos, tecnologias ou serviços não devem ser usados; podem ser mencionados uma vez entre parênteses na primeira vez que o produto tecnologia é mencionado no texto, mas nunca no título do pôster. Subsídios e apoios recebidos em relação ao trabalho descrito devem ser reconhecidos no pôster.
    • Todos devem apresentar:
      • Introdução: Destacando a Motivação e o Objetivo do trabalho
      • Modelo
      • Materiais e métodos
      • Resultados
      • Referências
    • Os pôsteres serão expostos em ambiente de circulação dos participantes, embora a comissão acadêmica possa convidar alguns autores a fazerem apresentação oralmente, os autores devem estar próximos ao pôster nos horários da apresentação e devem preparar uma apresentação oral sucinta (2 a 3 minutos) do seu trabalho.

SUBMISSÃO TEMAS

Abordagem de sistemas ambientais Geofísica Recursos hídricos e gestão de bacias hidrográficas
Análise do ciclo de vida Gestão de águas pluviais Remediação de águas subterrâneas
Aquecimento global Gestão de águas subterrâneas Remoção de nutrientes
Aspectos Jurídicos, Econômicos e Gerenciais da Gestão de Resíduos Sólidos. Gestão de recursos Restauração ambiental e engenharia ecológica
Aspectos técnicos dos métodos de tratamento e disposição (aterro em aterro, tratamento térmico, etc.) Gestão de resíduos de tratamento de água Saúde e Meio Ambiente
Avaliação de toxicidade e estudos epidemiológicos Gestão de resíduos sólidos Substâncias perigosas e técnicas de detecção
Avanços em processos biológicos, físicos e químicos Gestão de resíduos sólidos perigosos Sustentabilidade ambiental
Biocombustíveis Gestão e regulação da poluição pontual e difusa Tratamento anaeróbico
Biodegradação de substâncias perigosas Gestão integrada de ecossistemas Tratamento de água e efluentes secundários (membranas, adsorção, troca iônica, oxidação etc)
Bioengenharia Hidrologia Tratamento de efluentes e lamas
Captura e armazenamento de carbono Interação entre poluentes Tratamento de efluentes industriais
Cidades sustentáveis Matemática Aplicada; Tratamento de lixiviado
Ciência de Dados e Inteligência Artificial; Meteorologia Tratamento e recuperação de água
Clima e mudanças climáticas Minimização de resíduos Tratamento e reutilização de lodo
Comércio de emissões atmosféricas Modelagem atmosférica e previsão numérica Valorização de resíduos
Conservação da Biodiversidade Modelagem de processos Zonas úmidas
Cooperação transfronteira Monitoramento e análise de contaminantes ambientais
Degradação e restauração da paisagem Mudança ambiental global e gestão de ecossistemas
Descontaminação do solo No local e sistemas de pequena escala
Desenvolvimento institucional Oceanografia física
Desinfecção e subprodutos de desinfecção Organismos relacionados com a saúde
Desmatamento Otimização de sistemas de cobrança
Destino de substâncias perigosas Processos Químicos e Modelagem em Sistemas Aquáticos
Destruição da camada de ozônio Poluição do ar e controle
Dinâmica ambiental Poluição do ar interior
Diretrizes de qualidade, regulamentação e monitoramento ambiental Prática regulatória, definição de padrões de objetivos de qualidade da água, classificação da qualidade da água
Ferramentas de modelagem e apoio ą decisão Processos biológicos de filmes suspensos e fixos
Física atmosférica Qualidade estética da água potável (sabor, odores)
Fontes de emissão Reciclagem e reutilização
Fontes renováveis e economia de energia Reconstrução de habitat

INSCRIÇÕES

O I SBMSB não cobra taxa de inscrição aos participantes mas para os trabalhos submetidos teremos uma taxa de R$ 9,90 par disponibilização dos ANAIS.

O I SBMSB não cobra taxa de inscrição aos participantes mas para os trabalhos submetidos teremos uma taxa de R$ 9,90 par disponibilização dos ANAIS. Todos trabalhos apresentados durante o simpósio serão disponibilizadoss com DOI próprio, permitindo que os autores divulguem seus resultados para além do evento. A inscrição no evento se dará pelo sistema even3. No site é possível fazer a inscrição no evento e realizar a submissão do trabalho

inscrição
INSCRIÇÕES
Horário Segunda Terça Quarta Quinta
29/ago 30/ago 31/ago 01/set
08h as   8h30 Credenciamento Mini-cursos Mini-cursos Mini-Cursos
8h30 as   9h
09h as   09h30 Abertura
09h30 as   10
10h as   10h30 Palestra   1 Intervalo Intervalo Intervalo
10h30 as   11
11h as   11h30 Painel   Pedagógico MSB Palestra Palestra Palestra
11h30 as   12h
12h as   14h Almoço Almoço Almoço Almoço
14h as   14h30 Seção   Temática 1 / Poster Seção   Temática 2 / Poster Sessão   Temática 3 / Poster Sessão   Temática 4 / Poster
14h30 as   15h
15h30 as   16h
16h as   16h30 Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo
17h as   17h30 Painel 1   – Governamental Painel 2   - Empresarial Painel 3   - Pesquisa Encerramento
17h30 as   18h
Horário Segunda
08h as   8h30 Credenciamento
8h30 as   9h
09h as   09h30 Abertura
09h30 as   10
10h as   10h30 Palestra   1
10h30 as   11
11h as   11h30 Painel   Pedagógico MSB
11h30 as   12h
12h as   14h Almoço
14h as   14h30 Seção   Temática 1 / Poster
14h30 as   15h
15h30 as   16h
16h as   16h30 Intervalo
17h as   17h30 Painel 1   – Governamental
17h30 as   18h
Horário Terça
08h as   8h30 Mini-cursos
8h30 as   9h
09h as   09h30
09h30 as   10
10h as   10h30 Intervalo
10h30 as   11
11h as   11h30 Palestra
11h30 as   12h
12h as   14h Almoço
14h as   14h30 Seção   Temática 2 / Poster
14h30 as   15h
15h30 as   16h
16h as   16h30 Intervalo
17h as   17h30 Painel 2   - Empresarial
17h30 as   18h
Horário Quarta
08h as   8h30 Mini-cursos
8h30 as   9h
09h as   09h30
09h30 as   10
10h as   10h30 Intervalo
10h30 as   11
11h as   11h30 Palestra
11h30 as   12h
12h as   14h Almoço
14h as   14h30 Sessão   Temática 3 / Poster
14h30 as   15h
15h30 as   16h
16h as   16h30 Intervalo
17h as   17h30 Painel 3   - Pesquisa
17h30 as   18h
Horário Quinta
08h as   8h30 Mini-Cursos
8h30 as   9h
09h as   09h30
09h30 as   10
10h as   10h30 Intervalo
10h30 as   11
11h as   11h30 Palestra
11h30 as   12h
12h as   14h Almoço
14h as   14h30 Sessão   Temática 4 / Poster
14h30 as   15h
15h30 as   16h
16h as   16h30 Intervalo
17h as   17h30 Encerramento
17h30 as   18h

Os minicurso buscam apresentar e iniciar uma discussão sobre um assunto específico. Levando os cursistas a aprenderem mais sobre uma área de interesse e tendo assim uma visão geral do assunto abordado


[MC01] - Em breve

Aprentador:

Horário:

Descrição:


Muito voltada parra os temas relevantes da área de Modelagem e Simulação de Biossistemas.


Em breve

Aprentador:

Horário:

Descrição:


Muito voltada parra os temas relevantes da área de Modelagem e Simulação de Biossistemas.


Em breve

Aprentador:

Horário:

Descrição:


voltada para a apresentação dos trabalhos submetidos.


Em breve

Horário Segunda 29/08 Terça 30/08 Quarta 31/08 Quinta 01/09
14:00 às 14:30 Sessão 1 Sessão 3 Sessão 5 Sessão 4
14:30 às 15:00 Sessão 2 Sessão 4 Sessão 3 Sessão 6

CONTATO