III Semana Acadêmica do PPGMSB- 2023

Qualidade na Pesquisa para área de Engenharia, Tencologia e Gestão

06 a 08 de Março

A III Semana Acadêmica do PPGMSB é um evento realizado organizado pelos professores e discentes do PPGMSB que acontece no formato presencial. Representa um momento de boas-vindas aos novos e veteranos estudantes, marcado pela participação de integrantes da gestão superior da UNEB. Realizado entre os dias 06/03/2023 e 08/03/2023, a partir das 14h. A conferência de abertura desta edição, às 10h30, traz o tema "Qualidade da pesquisa". Entendemos ser de extrema importância para a comunidade e para a promoção do entendimento de todos do significado de estar numa pós-graduação. O evento oferece uma oportunidade única para a comunidade se reunir, compartilhar suas experiências e aprenderem uns com os outros. O evento ocorrerá de forma hibrida e totalmente gratuito. Participe!

QUANDO?

06/03/2023 a 08/03/2023

ONDE?

CAMPUS II - Alagoinhas - Bahia - Brasil

PÚBLICO ALVO?

Comunidade do DCET II

NOSSA PAUTA

O que vamos discutir nesse encontro

A PESQUISA NO MESTRADO

A pesquisa é um aspecto fundamental em um mestrado e é geralmente a principal atividade que os estudantes de mestrado dedicam a maior parte do seu tempo. A pesquisa de mestrado é realizada com o objetivo de investigar um problema ou questão relevante dentro do campo de estudo, e produzir uma contribuição original para o conhecimento nessa área. No evento vamos discutir um pouco como obter uma pesquisa de qualidade e quais são seus elementos essenciais.

A VIDA ESTUDANTIL

As atividades acadêmicas comuns de um mestrando incluem, A participação em disciplinas obrigatórias e eletivas, realização de pesquisa, participação em grupos de pesquisa, participação em eventos acadêmicos, participação em atividades de ensino, elaboração de artigos científicos e participação em atividades de extensão entre outros. Durante o evento vamos discutir um pouco essa participação e como ela se dá.

PALESTRANTES

Professores que vão discutir a pesquisa conosco

Prof. Aderval
Prof. Aderval Brito
Comitê de Ética e Pesquisa
Prof. Eduardo
Prof. Eduardo Jorge
Qualidade em Pesquisa
Prof. Marcelo
Prof. Marcelo Moret
A importância da Modelagem na área de inovação e tecnologia

INSCRIÇÕES

Como fazemos as inscrições

As inscrições ocorrem pelo Sistema Even3. Para acessar basta clicar no butão abaixo
INSCRIÇÃO SAMSB

PROGRAMAÇÃO

Como organizamos nossa agenda

Horário Segunda 06/03 Terça 07/03 Quarta 08/03
09h30 às 10h30 Abertura
10h30 às 11h30 Palestra - Tema: Qualidade da Pesquisa - Prof. Dr. Eduardo Jorge
12:00 às 13:30 Almoço Almoço Almoço
14h às 15h Palestra - O PPGMSB e suas características - Coordenação do PPGMSB Mini-Curso → Conselho de Ética e Pesquisa - Prof. Dr. Aderval Nascimento Bate papo: A importância da Modelagem na área de inovação e tecnologia - Prof. Marcelo Moret
15h às 16h Palestra itinerante: "Conhecendo os Setores do Campus" Mini-Curso → Conselho de Ética e Pesquisa - Prof. Dr. Aderval Nascimento Softwares da UNEB- A confirmar

[MC01] - O CEP - Como usar a plataforma Brasil

Aprentador: Aderval Nascimento Brito

Currículo Lattes: Possui graduação em Administração Pública pela Universidade do Estado da Bahia (2013). Atuou como secretário da Vice-Reitoria da UNEB de 2003 a 2011, atualmente é membro e Coordenador do Comitê de Ética em pesquisa da Universidade do Estado da Bahia, com experiência na apreciação e condução da ética nas pesquisas cientificas; capacitação e educação continuada de membros de Comitês de Ética; faz parte do Grupo de Pesquisa Forma(em)Ação - GEFEP/UNEB e estudante da História da educação e Filosofia Grega Antiga.

Horário: Terça 07/03/2023 de 14h as 16h

Descrição: A Plataforma Brasil é um sistema online utilizado para a submissão e acompanhamento de projetos de pesquisa envolvendo seres humanos no Brasil. É importante que pesquisadores e instituições que realizam esse tipo de pesquisa conheçam e utilizem essa plataforma de forma adequada.



PALESTRA 1 - Qualidade da Pesquisa

Aprentador: Prof. Dr. Eduardo Manoel de Freitas Jorge

Currículo Lattes: Doutor em Difusão do Conhecimento no programa multi institucional pela UFBA e mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande PB. É professor Titular da (Universidade Estadual da Bahia) UNEB - Departamento de Ciências Extas e da Terra Campus I/Salvador. Atualmente atua como Gerente de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação - PPG UNEB e como coordenador do programa de Iniciação Científica da UNEB junto ao CNPQ e a FAPESB. É professor do curso de doutorado em Difusão do Conhecimento, no mestrado em Estudos Territoriais da UNEB e líder do Grupo de Pesquisa Aplicada e Inovação. Foi coordenador da Agência Uneb de Inovação e tem trabalhado nos últimos anos em Institutos de Pesquisa e Desenvolvimento em projetos de pesquisa aplicada com a Samsung, Ford, Totvs, Embraer, etc gerando mais de 16 patentes concedidas e solicitadas como autor intelectual e uma transferência de tecnologia realizada com o Sistema Online de Iniciação Científica UNEB. Atua no grupo Data Science BR que reestruturou a Plataforma Nilo Peçanha do Ministério da Educação. Por fim, foi um dos pesquisadores que reestruturou a Política de Inovação da UNEB.

Horário: Segunda-feira 06/03/2023 de 10h às 11h30


PALESTRA 2 - A importância da Modelagem na área de inovação e tecnologia

Aprentador: Prof. Dr. Marcelo Albano Moret Simões Gonçalves

Currículo Lattes: Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal da Bahia (1991), mestrado em Física pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor associado - SENAI - Departamento Regional da Bahia, professor titular da Universidade do Estado da Bahia e membro do comitê multidisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Estatística e Termodinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: computação, protein folding, auto-similaridade, estatística de tsallis e generalized simulated annealing.

Horário: Quarta-feira 08 das 14 às 15h