A autoavaliação oferece à comunidade uma visão abrangente dos impactos e resultados das
atividades do PPGMSB, permitindo uma análise objetiva da formação, do desempenho dos
projetos de pesquisa e do impacto na comunidade. A prática contribui para o
aprimoramento contínuo ao destacar pontos fortes e áreas de melhoria, promovendo uma
compreensão do progresso individual e coletivo. Nosso projeto está disponível para
download no botão abaixo.
Envolve o fluxo de entrada e saída, além do apoio
necessário para que permaneçam no programa, com políticas de assistência, apoio
financeiro e orientação acadêmica.
Fornece análises críticas e contínuas sobre a qualidade dos
serviços prestados.
Objetivos do Programa
Objetivo Geral
O programa de Mestrado em Modelagem e Simulação de Biossistemas tem como objetivo
capacitar
estudantes em alto nível nas áreas específicas e interdisciplinares, visando formar profissionais
para liderança em pesquisa, ensino, negócios, indústria e governo. Ele combina atividades de ensino
e pesquisa para explorar possibilidades de modelagem e simulação de biossistemas, utilizando uma
abordagem interdisciplinar para resolver problemas complexos.
Objetivo Específicos
Promover a convergência de temas e o compartilhamento de problemas
relacionados a biossistemas.
Facilitar a integração de pesquisa interdisciplinar para inovar em
abordagens tradicionais de áreas específicas de estudo.
Proporcionar a flexibilidade curricular para permitir orientações
múltiplas (duplas e triplas), otimizando a formação interdisciplinar.
Consolidar espaços acadêmicos para apoiar a pesquisa e o desenvolvimento
de projetos práticos, voltados para a resolução de problemas locais e regionais
relacionados ao meio ambiente, recursos naturais e qualidade de vida.
Nossa Cultura
Centrado na interdisciplinaridade e no desenvolvimento sustentável, com
foco em
ciências exatas, biológicas e engenharia ambiental. Alinha-se ao PDI da instituição e ao
PNPG, visando a formação de alto nível e o atendimento de demandas regionais e
internacionais.
Nossa Visão
Ser reconhecido nacionalmente como um programa de excelência acadêmica
e
científica na formação de pesquisadores e profissionais, com compromisso socioambiental, na
área interdisciplinar.
Nossa Missão
Desenvolver estudos interdisciplinares, produzindo conhecimentos
científicos qualificados, através da formação em excelência de pesquisadores e
profissionais.
Nossos Valores
Ética
Excelência
Compromisso
Protagonismo
Inovação
Responsabilidade Ambiental e Social
Iniciativa
Transparência
Análise da Matrix SWOT
Forças
Interdisciplinaridade
Gratuidade
Políticas de inclusão do programa
Integração com a região
Capacidade de expansão
Interface entre ciência básica e aplicada
Heterogeneidade da formação
Área de conhecimento emergente
Fraquezas
Ausência de equipamentos específicos
Política de egressos
Publicações qualificadas docentes e discentes
Aderência dos projetos de pesquisa ao projeto do curso
Entendimento dos candidatos sobre os elementos do curso
Baixa produção técnica
Divulgação das atividades do PPGMSB
Interação com o setor produtivo
Pós-Doutoramento
Oportunidades
Captação de recursos humanos específicos
Internacionalização
Ampliação do escopo do programa
Ambiente favorável à criação de startups
Melhoria no sistema de inovação da Bahia
Elaboração de material específico da área
Desenvolvimento de material técnico
Parceria (público-privada) com órgãos regionais e nacionais
Participação em editais de fomento
Ameaças
Cenário político baiano e nacional
Carga horária docente
Política nacional de bolsas
Problemas de infraestrutura do Campus
Acesso à universidade
Ambiente econômico e social da região
Falta de recursos para publicação em periódicos de alto impacto
Pouco ou nenhum interesse da comunidade empresarial no desenvolvimento de pesquisas
Método da Autoavaliação
Equipe: Docentes, Discentes, Técnicos
Foca na qualidade e eficácia da equipe, incluindo
docentes, discentes e técnicos administrativos. Analisa a contribuição de cada
grupo para o sucesso do programa, considerando aspectos como qualificações,
produtividade, envolvimento em atividades acadêmicas e administrativas, e
satisfação geral com o programa.
Impacto do Programa
Busca avaliar o efeito do programa na comunidade e na sociedade em
geral. Inclui o exame do impacto das pesquisas realizadas, o envolvimento em
iniciativas de extensão e a contribuição para resolver
problemas sociais e ambientais.
Pesquisa
Trata da qualidade, inovação e relevância das pesquisas conduzidas
no âmbito do programa. Envolve a avaliação da produção científica, incluindo
publicações, patentes e outros indicadores de impacto acadêmico, além da
eficácia em fomentar uma cultura de pesquisa robusta.
Gestão
Analisa a eficiência e eficácia das práticas de gestão do programa.
Inclui a análise de processos administrativos e acadêmicos, a gestão de
recursos, a implementação de políticas e a capacidade do programa de se adaptar
e inovar em um ambiente acadêmico em constante evolução.
.
Equipe
Professores: contribuem com publicações, dissertações
orientadas, cursos oferecidos, projetos de
pesquisa e parcerias.
Estudantes: colaboram com os orientadores, publicações,
participação em eventos,
taxas de conclusão, satisfação com o curso e
inserção profissional após a formatura.
Corpo Técnico: eficiência no suporte administrativo,
incluindo tempo de resposta, distribuição de orçamento e satisfação de
estudantes e professores.
Impacto na Sociedade
Contribuição do programa para a sociedade, considerando a relevância das
pesquisas para problemas sociais, parcerias com organizações e
envolvimento comunitário.
Pesquisa
Produtividade e impacto da pesquisa, número de publicações,
patentes, apresentações em conferências e colaborações com outras
instituições.
Gestão
Eficácia da administração do programa, incluindo processos de admissão,
alocação de recursos, satisfação com a gestão, transparência, retenção
de professores e alunos e uso de tecnologias de apoio.
Microsoft Forms: Ferramenta utilizada para coleta de dados,
abrangendo informações quantitativas e qualitativas.
Design do Formulário: Combinação de perguntas fechadas e
abertas para capturar uma ampla gama de dados.
Escala de Likert: Utilizada para quantificar percepções sobre
diversos aspectos do programa.
Dados Demográficos: Coleta de informações de fundo para
análises segmentadas.
Entrevistas e Grupos Focais: Fornecem insights qualitativos
mais profundos.
Análise de Registros Institucionais: Dados sobre desempenho
acadêmico e sucesso dos egressos.
Criação de um Banco de Dados de Egressos
Plataforma online de egressos
Criação da rede de possibilidades de atuação
Organização de encontros de egressos no SBMSB
Convite para Participação em ações do programa
Perfil de Entrada no PPGMSB
Resultados obtidos pela coleta de dados entre 2022 a 2024 entre de candidatos do PPGMSB
ANTES DO INGRESSO
Q1Tempo de conclusão do ensino superior?
Q2Tipo de IES onde cursou ensino superior?
Q3Ano de conclusão da última graduação?
Q4Afinidade com áreas principais do PPGMSB?
Q5Conhecimentos de língua estrangeira
Q6Produção acadêmica
Q7Atividade remunerada?
Q8Tempo de dedicação ao PPGMSB
Q9Modelagem científica e técnica
Q10O que são biossistemas?
Q11Contato com orientador antes da seleção
Q12Como ficou sabendo do processo de seleção?
Análise dos estudantes para o sucesso no programa
Dimensão Equipe
Resultados obtidos pela coleta de dados entre 2023 a 2024 entre professores, estudantes e técnicos
associados ao PPGMSB
Professores
Disciplinas no período
68
Média professor por disciplina
3
Total de Docentes
21
CH Média
60
Total de Discentes
168
Atividades com Extensão
18
Cursos ofertados
+21
Formação complementar ofertada 21-24
Engajamento institucional
16
+90% Corpo docente em Comissões Fixas e variáveis
Desenvolvimento curricular
+10
Criação, revisão ou melhoria de disciplinas e estruturas do
curso.
Promoção do programa
+10
Esforços na atração e fortalecimento da imagem do
programa
Organização administrativa
+92%
Retorno das solicitações da coordenação ao corpo
docente
Postura ética
100%
% Percepção dos alunos com os
docentes
Estudantes
Estudantes
Evadidos
6
8% dos estudantes do
PPGMSB
Conclusão no
Prazo
21
Dentro de 2 anos
Fora do
Prazo
12
Conclusão com pedido de prorrogação
Número de
Bolsistas
24
Bolsas CAPES, FAPESB e PROGPESQ
Avaliação das
Disciplinas
92%
89% Estudantes regulares e
especiais
Avaliação Atividade
Interlinha
96%
98% Estudantes regulares,
especiais e participantes
Avaliação das
Orientações
100%
Percepção do relação orientando-orientador
Horas médias de
orientação
90h
Mimímo para qualificação 75h
Corpo Técnico
24h
Tempo de resposta médio a solicitações
2
Número de Técnicios
130 mês
Solicitações administrativas
100%
Satisfação docente com o corpo técnico
98%
Satisfação discente com o corpo técnico
Pesquisa
Esta dimensão foca na qualidade, inovação e relevância das pesquisas conduzidas no âmbito do
programa.
Projetos
Financiados
168
Financiamento interno e externo
Dissertações
defendidas
35
Até 2023
Redes de
Pesquisa
5
Redes locais, nacionais e internacionais
Colaborações
71
Participação de docentes internos e externos em
atividades do PPG
Fomento
Recebido
$ 993.800
Fomento interno e externo.
Laboratórios
Ativos
16
Atendendo a ambas as linhas de pesquisa
Dimensão Gestão
Avalia a eficiência e eficácia das práticas de gestão do programa.
Metas estratégicas do Programa
Eixo
Objetivo Estratégico
Descrição
Progresso
Status
Eixo GA
OE1
Criar e aprimorar os instrumentos de acompanhamento discente/docente
90%
⏳ Andamento
OE2
Melhorar a satisfação discente/docente com o curso
90%
⏳ Andamento
OE3
Atualizar e aprimorar os meios de divulgação do PPGMSB tradicionais e atuais
70%
⏳ Andamento
Eixo PE
OE4
Proporcionar meios e apoio à saída de discentes e docentes para atividades
de pesquisa e missão de trabalho
50%
➖ Parcial
OE5
Avaliar anualmente a produção do Programa
100%
✔️ Concluído 21-23
Eixo IS
OE6
Buscar e implementar acordos de cooperação com órgãos da administração
pública que ampliem a participação do PPGMSB na comunidade regional
60%
➖ Parcial
OE7
Buscar parcerias nacionais e internacionais
30%
⏳ Andamento
Impacto do Programa
Esta dimensão busca avaliar o efeito do programa na comunidade e na sociedade em geral.
Contribuição para área Interdisciplinar
Abrangência dos tópicos dentro da área
80%
Diversidade temática
Atuação dos egressos
30%
Iniciativa privada
Atuação dos egressos
70%
Iniciativa Pública
Atuação dos egressos
47%
Área de Educação
Publicações interdisciplinares
84%
Publicações entre docentes
Participação em eventos
140
Eventos científicos
Contribuição para demandas globais
54%
Alinhamento com ODS
Colaborações internacionais
16
Bancas, projetos e publicações
Projeto de Extensão
Público atendido
60
12 projetos de extensão
Engajamento da Comunidade
60%
Participação em outras atividades
Sustentabilidade Financeira
50
Bolsas atribuídas
Transferência de Conhecimento
+200
Temas abrangidos
Sistema de Cotas e diversidade
Percentual de vagas para cotistas
40%
Todas preenchidas
Percentual de conclusão cotista
100%
Com bolsas PROGPESQ
Diversidade Geográfica
60%
Não pertencem ao município
Diversidade de Gênero
70%
Mulheres discentes
ANÁLISE DOS EGRESSOS DO PPGMSB
Esta dimensão busca avaliar como o estudante termina sua formação e como esse conhecimento é aplicado
para sua vida profissional
Depoimentos dos Egressos
O que nossos egressos pensam do PPGMSB
"Me proporcionou uma visão ampla e interdisciplinar, conectando diferentes áreas
do conhecimento. Essa experiência não só ampliou minhas habilidades técnicas e analíticas,
mas também impulsionou meu crescimento profissional ao abrir portas para projetos
inovadores e desafiadores."
"Minha experiência no PPGMSB foi a realização de um sonho, marcada por descobertas
científicas, muitas parcerias e de grande importância para meu avanço profissional.
"
"Oportunidade de contribuir significativamente com os aspectos socioambientais alinhada a era
do avanço tecnológico."
"Marcada por desafios, aprendizados e, acima de tudo, pela descoberta de uma força interior
que eu nem imaginava possuir. Esses desafios, no entanto, só foram possíveis graças a
dedicação dos mestres que integram o programa. A
confiança que eles depositaram em nós, o estímulo constante à pesquisa, cada palavra de
incentivo e até mesmo as críticas mais exigentes, foram fundamentais para impulsionar nosso
crescimento, ultrapassando os limites do próprio mestrado.
"
"Constituiu a concretização de um sonho. Adquirir habilidades e competências
significativas como pesquisadora. Essa trajetória tornou-se fundamental para meu sucesso
profissional. Hoje sou mestra presente na nossa querida Alagoinhas que conta com professores
excepcionais .Só tenho GRATIDÃO por ter feito
parte integrante dele"
Inserção Profissional dos Egressos
Total de Egressos
25
Turmas 1 e 2
Setor Privado
10
Setor Público
15
Distribuição geográfica dos Egressos
Taxa de Empregabilidade
22/25
88% dos estudantes empregados
Atuando na área de formação
24/25
96% atuando na área de formação
Vínculo formal
25/25
100%Possuem vínculo Seletista ou CLT
Percentual em Posições de Liderança
3/25
12%Atuam em cargos de liderança
Impactos Acadêmicos e/ou Sociais de Egressos
Produção Acadêmica dos Egressos
6/25
24%de estudantes que publicaram após o curso
Participação em Eventos Científicos
10/25
40% Como autores ou palestrantes em conferências, congressos ou seminários acadêmicos
Impacto Social
2/25
8%Participam de projetos ou iniciativas com impacto social significativo
Reconhecimentos e Prêmios Recebidos
2/25
8%Reconhecidos por sua atuação em áreas acadêmicas, culturais ou profissionais.
Empreendimentos ou Iniciativas de Inovação
2/25
4%Reconhecidos por sua atuação em áreas acadêmicas, culturais ou profissionais.
Inserção em Posições Estratégicas de Liderança
3/25
12%egressos que alcançaram posições de liderança (gestores, coordenadores, diretores) em empresas, instituições públicas ou organizações
Histórias de Sucesso
O Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Simulação de Biossistemas (PPGMSB) tem orgulho de destacar seus egressos que se tornaram líderes em suas áreas de atuação. Esses casos de sucesso demonstram como uma abordagem inovadora e centrada no desenvolvimento profissional pode transformar carreiras.
De pesquisadores acadêmicos a gestores de grandes organizações, nossos egressos compartilham um ponto em comum: o compromisso em aplicar práticas de excelência adquiridas durante sua formação.
Ao compartilhar essas histórias inspiradoras, o PPGMSB busca não apenas celebrar conquistas, mas também motivar novos estudantes e reforçar sua missão de impacto social, acadêmico e profissional.