AUTOAVALIAÇÃO

A autoavaliação oferece à comunidade uma visão abrangente dos impactos e resultados das atividades do PPGMSB, permitindo uma análise objetiva da formação, do desempenho dos projetos de pesquisa e do impacto na comunidade. A prática contribui para o aprimoramento contínuo ao destacar pontos fortes e áreas de melhoria, promovendo uma compreensão do progresso individual e coletivo. Nosso projeto está disponível para download no botão abaixo.

Comissão Própria de Avaliação - PPGMSB

Imagem ilustrativa

Comissão Própria de Avaliação

Foramda em 2023/2024 pelo ATO Nº042/2023

Processo:074.13550.2023.0005611-09

Comissão de Avaliação

Prof. Alexandre
Dr. Alexandre Nascimento
Lattes Profile
Prof. Flávio
Dr. Flávio Pietrobon
Lattes Profile
Prof. Genilson
Dr. Genilson Filho
Lattes Profile
Prof. Emanuel
Dr. Emanuel Santana
Lattes Profile
Prof. Jose Roberto
Dr. Jose Roberto Fontoura
Lattes Profile
Prof. Marcos
Dr. Marcos Figueredo

Computação e Matemática

Lattes Profile

Avaliadores Externos 2024

Membro Fictício 1
Dr. JOSE ARZOLA RUIZ

Universidad Tecnológica de La Habana

Membro Fictício 2
Dr. Thiago Barros Murari

Centro Universitário SENAI-CIMATEC

Lattes Profile
Membro Fictício 3
Dra. Vanessa Nunes Alves

AUniversidade Federal de Catalão

Lattes Profile
Membro Fictício 4
Dra. Michelle Cruz Costa Calhau

UniJorge

Lattes Profile

Princípios Norteadores da Autoavaliação

Princípio 1

Ancorada em Indicadores

A avaliação baseia-se em indicadores claros e mensuráveis, permitindo uma análise objetiva do desempenho do programa.

Princípio 2

Avaliação Evolutiva na Aprendizagem

Assegura que o programa forme e promova o desenvolvimento contínuo dos estudantes.

Princípio 3

Estrutura, Processos e Resultados

Abrange todos os aspectos do programa, desde sua estrutura organizacional e processos internos até os resultados finais alcançados.

Princípio 4

Comprometimento Científico

O compromisso com a excelência científica garante a manutenção de altos padrões acadêmicos.

Princípio 5

Continuidade e Permanência

Envolve o fluxo de entrada e saída, além do apoio necessário para que permaneçam no programa, com políticas de assistência, apoio financeiro e orientação acadêmica.

Princípio 6

Participação da Comunidade Acadêmica

Envolve ativamente todos os membros da comunidade acadêmica, assegurando a participação abrangente e representativa no programa

Princípio 7

Alinhamento com o PDI

Sintonia com as diretrizes estratégicas da instituição, reforçando sua missão e objetivos.

Princípio 8

Métodos Qualitativos e Quantitativos

Utilização de uma variedade de métodos de avaliação para uma análise completa e integrada.

Princípio 9

Adaptabilidade

Ser flexível, cooperando com as necessidades e características de desenvolvimento da instituição.

Princípio 10

Utilização de Informações Disponíveis

Aproveita as informações existentes sobre a instituição

Princípio 11

Cultura da Avaliação

Fomenta uma cultura de avaliação com foco na melhoria constante e na inovação.

Princípio 12

Feedback para Gestão e Sociedade

Fornece análises críticas e contínuas sobre a qualidade dos serviços prestados.

Objetivos do Programa

Objetivo Geral

O programa de Mestrado em Modelagem e Simulação de Biossistemas tem como objetivo capacitar estudantes em alto nível nas áreas específicas e interdisciplinares, visando formar profissionais para liderança em pesquisa, ensino, negócios, indústria e governo. Ele combina atividades de ensino e pesquisa para explorar possibilidades de modelagem e simulação de biossistemas, utilizando uma abordagem interdisciplinar para resolver problemas complexos.

Objetivo Específicos

  • Promover a convergência de temas e o compartilhamento de problemas relacionados a biossistemas.
  • Facilitar a integração de pesquisa interdisciplinar para inovar em abordagens tradicionais de áreas específicas de estudo.
  • Proporcionar a flexibilidade curricular para permitir orientações múltiplas (duplas e triplas), otimizando a formação interdisciplinar.
  • Consolidar espaços acadêmicos para apoiar a pesquisa e o desenvolvimento de projetos práticos, voltados para a resolução de problemas locais e regionais relacionados ao meio ambiente, recursos naturais e qualidade de vida.

Nossa Cultura

Centrado na interdisciplinaridade e no desenvolvimento sustentável, com foco em ciências exatas, biológicas e engenharia ambiental. Alinha-se ao PDI da instituição e ao PNPG, visando a formação de alto nível e o atendimento de demandas regionais e internacionais.

Nossa Visão

Ser reconhecido nacionalmente como um programa de excelência acadêmica e científica na formação de pesquisadores e profissionais, com compromisso socioambiental, na área interdisciplinar.

Nossa Missão

Desenvolver estudos interdisciplinares, produzindo conhecimentos científicos qualificados, através da formação em excelência de pesquisadores e profissionais.

Nossos Valores

  • Ética
  • Excelência
  • Compromisso
  • Protagonismo
  • Inovação
  • Responsabilidade Ambiental e Social
  • Iniciativa
  • Transparência

Análise da Matrix SWOT

Forças

Interdisciplinaridade

Gratuidade

Políticas de inclusão do programa

Integração com a região

Capacidade de expansão

Interface entre ciência básica e aplicada

Heterogeneidade da formação

Área de conhecimento emergente

Fraquezas

Ausência de equipamentos específicos

Política de egressos

Publicações qualificadas docentes e discentes

Aderência dos projetos de pesquisa ao projeto do curso

Entendimento dos candidatos sobre os elementos do curso

Baixa produção técnica

Divulgação das atividades do PPGMSB

Interação com o setor produtivo

Pós-Doutoramento

Oportunidades

Captação de recursos humanos específicos

Internacionalização

Ampliação do escopo do programa

Ambiente favorável à criação de startups

Melhoria no sistema de inovação da Bahia

Elaboração de material específico da área

Desenvolvimento de material técnico

Parceria (público-privada) com órgãos regionais e nacionais

Participação em editais de fomento

Ameaças

Cenário político baiano e nacional

Carga horária docente

Política nacional de bolsas

Problemas de infraestrutura do Campus

Acesso à universidade

Ambiente econômico e social da região

Falta de recursos para publicação em periódicos de alto impacto

Pouco ou nenhum interesse da comunidade empresarial no desenvolvimento de pesquisas

Método da Autoavaliação

  • Equipe: Docentes, Discentes, Técnicos
    Foca na qualidade e eficácia da equipe, incluindo docentes, discentes e técnicos administrativos. Analisa a contribuição de cada grupo para o sucesso do programa, considerando aspectos como qualificações, produtividade, envolvimento em atividades acadêmicas e administrativas, e satisfação geral com o programa.
  • Impacto do Programa
    Busca avaliar o efeito do programa na comunidade e na sociedade em geral. Inclui o exame do impacto das pesquisas realizadas, o envolvimento em iniciativas de extensão e a contribuição para resolver problemas sociais e ambientais.
  • Pesquisa
    Trata da qualidade, inovação e relevância das pesquisas conduzidas no âmbito do programa. Envolve a avaliação da produção científica, incluindo publicações, patentes e outros indicadores de impacto acadêmico, além da eficácia em fomentar uma cultura de pesquisa robusta.
  • Gestão
    Analisa a eficiência e eficácia das práticas de gestão do programa. Inclui a análise de processos administrativos e acadêmicos, a gestão de recursos, a implementação de políticas e a capacidade do programa de se adaptar e inovar em um ambiente acadêmico em constante evolução.
.

  • Equipe
    • Professores: contribuem com publicações, dissertações orientadas, cursos oferecidos, projetos de pesquisa e parcerias.
    • Estudantes: colaboram com os orientadores, publicações, participação em eventos, taxas de conclusão, satisfação com o curso e inserção profissional após a formatura.
    • Corpo Técnico: eficiência no suporte administrativo, incluindo tempo de resposta, distribuição de orçamento e satisfação de estudantes e professores.
  • Impacto na Sociedade
    • Contribuição do programa para a sociedade, considerando a relevância das pesquisas para problemas sociais, parcerias com organizações e envolvimento comunitário.
  • Pesquisa
    • Produtividade e impacto da pesquisa, número de publicações, patentes, apresentações em conferências e colaborações com outras instituições.
  • Gestão
    • Eficácia da administração do programa, incluindo processos de admissão, alocação de recursos, satisfação com a gestão, transparência, retenção de professores e alunos e uso de tecnologias de apoio.

  • Microsoft Forms: Ferramenta utilizada para coleta de dados, abrangendo informações quantitativas e qualitativas.
  • Design do Formulário: Combinação de perguntas fechadas e abertas para capturar uma ampla gama de dados.
  • Escala de Likert: Utilizada para quantificar percepções sobre diversos aspectos do programa.
  • Dados Demográficos: Coleta de informações de fundo para análises segmentadas.
  • Entrevistas e Grupos Focais: Fornecem insights qualitativos mais profundos.
  • Análise de Registros Institucionais: Dados sobre desempenho acadêmico e sucesso dos egressos.

  • Criação de um Banco de Dados de Egressos
  • Plataforma online de egressos
  • Criação da rede de possibilidades de atuação
  • Organização de encontros de egressos no SBMSB
  • Convite para Participação em ações do programa

Perfil de Entrada no PPGMSB

Resultados obtidos pela coleta de dados entre 2022 a 2024 entre de candidatos do PPGMSB

ANTES DO INGRESSO

Q1 Tempo de conclusão do ensino superior?
Q2 Tipo de IES onde cursou ensino superior?
Q3 Ano de conclusão da última graduação?
Q4 Afinidade com áreas principais do PPGMSB?
Q5 Conhecimentos de língua estrangeira
Q6 Produção acadêmica
Q7 Atividade remunerada?
Q8 Tempo de dedicação ao PPGMSB
Q9 Modelagem científica e técnica
Q10 O que são biossistemas?
Q11 Contato com orientador antes da seleção
Q12 Como ficou sabendo do processo de seleção?
Análise dos estudantes para o sucesso no programa

Dimensão Equipe

Resultados obtidos pela coleta de dados entre 2023 a 2024 entre professores, estudantes e técnicos associados ao PPGMSB

Professores

Disciplinas no período

68

Média professor por disciplina

3

Total de Docentes

21

CH Média

60

Total de Discentes

168

Atividades com Extensão

18

Cursos ofertados
+21
Formação complementar ofertada 21-24
Engajamento institucional
16
+90% Corpo docente em Comissões Fixas e variáveis
Desenvolvimento curricular
+10
Criação, revisão ou melhoria de disciplinas e estruturas do curso.
Promoção do programa
+10
Esforços na atração e fortalecimento da imagem do programa
Organização administrativa
+92%
Retorno das solicitações da coordenação ao corpo docente
Postura ética
100%
% Percepção dos alunos com os docentes

Estudantes

Estudantes Evadidos
6
8% dos estudantes do PPGMSB
Conclusão no Prazo
21
Dentro de 2 anos
Fora do Prazo
12
Conclusão com pedido de prorrogação
Número de Bolsistas
24
Bolsas CAPES, FAPESB e PROGPESQ
Avaliação das Disciplinas
92%
89% Estudantes regulares e especiais
Avaliação Atividade Interlinha
96%
98% Estudantes regulares, especiais e participantes
Avaliação das Orientações
100%
Percepção do relação orientando-orientador
Horas médias de orientação
90h
Mimímo para qualificação 75h

Corpo Técnico

24h
Tempo de resposta médio a solicitações
2
Número de Técnicios
130 mês
Solicitações administrativas
100%
Satisfação docente com o corpo técnico
98%
Satisfação discente com o corpo técnico

Pesquisa

Esta dimensão foca na qualidade, inovação e relevância das pesquisas conduzidas no âmbito do programa.

Projetos Financiados
168
Financiamento interno e externo
Dissertações defendidas
35
Até 2023
Redes de Pesquisa
5
Redes locais, nacionais e internacionais
Colaborações
71
Participação de docentes internos e externos em atividades do PPG
Fomento Recebido
$ 993.800
Fomento interno e externo.
Laboratórios Ativos
16
Atendendo a ambas as linhas de pesquisa

Dimensão Gestão

Avalia a eficiência e eficácia das práticas de gestão do programa.

Metas estratégicas do Programa

Eixo Objetivo Estratégico Descrição Progresso Status
Eixo GA OE1 Criar e aprimorar os instrumentos de acompanhamento discente/docente
90%
Andamento
OE2 Melhorar a satisfação discente/docente com o curso
90%
Andamento
OE3 Atualizar e aprimorar os meios de divulgação do PPGMSB tradicionais e atuais
70%
Andamento
Eixo PE OE4 Proporcionar meios e apoio à saída de discentes e docentes para atividades de pesquisa e missão de trabalho
50%
Parcial
OE5 Avaliar anualmente a produção do Programa
100%
✔️ Concluído 21-23
Eixo IS OE6 Buscar e implementar acordos de cooperação com órgãos da administração pública que ampliem a participação do PPGMSB na comunidade regional
60%
Parcial
OE7 Buscar parcerias nacionais e internacionais
30%
Andamento

Impacto do Programa

Esta dimensão busca avaliar o efeito do programa na comunidade e na sociedade em geral.

Contribuição para área Interdisciplinar

Abrangência dos tópicos dentro da área
80%
Diversidade temática
Atuação dos egressos
30%
Iniciativa privada
Atuação dos egressos
70%
Iniciativa Pública
Atuação dos egressos
47%
Área de Educação
Publicações interdisciplinares
84%
Publicações entre docentes
Participação em eventos
140
Eventos científicos
Contribuição para demandas globais
54%
Alinhamento com ODS
Colaborações internacionais
16
Bancas, projetos e publicações

Projeto de Extensão

Público atendido
60
12 projetos de extensão
Engajamento da Comunidade
60%
Participação em outras atividades
Sustentabilidade Financeira
50
Bolsas atribuídas
Transferência de Conhecimento
+200
Temas abrangidos

Sistema de Cotas e diversidade

Percentual de vagas para cotistas
40%
Todas preenchidas
Percentual de conclusão cotista
100%
Com bolsas PROGPESQ
Diversidade Geográfica
60%
Não pertencem ao município
Diversidade de Gênero
70%
Mulheres discentes

ANÁLISE DOS EGRESSOS DO PPGMSB

Esta dimensão busca avaliar como o estudante termina sua formação e como esse conhecimento é aplicado para sua vida profissional

Depoimentos dos Egressos

O que nossos egressos pensam do PPGMSB

"Me proporcionou uma visão ampla e interdisciplinar, conectando diferentes áreas do conhecimento. Essa experiência não só ampliou minhas habilidades técnicas e analíticas, mas também impulsionou meu crescimento profissional ao abrir portas para projetos inovadores e desafiadores."

Alanna Silva

"Minha experiência no PPGMSB foi a realização de um sonho, marcada por descobertas científicas, muitas parcerias e de grande importância para meu avanço profissional. "

Daniela Carvalho

"Oportunidade de contribuir significativamente com os aspectos socioambientais alinhada a era do avanço tecnológico."

Jessica Souza

"Marcada por desafios, aprendizados e, acima de tudo, pela descoberta de uma força interior que eu nem imaginava possuir. Esses desafios, no entanto, só foram possíveis graças a dedicação dos mestres que integram o programa. A confiança que eles depositaram em nós, o estímulo constante à pesquisa, cada palavra de incentivo e até mesmo as críticas mais exigentes, foram fundamentais para impulsionar nosso crescimento, ultrapassando os limites do próprio mestrado. "

Carolina Alves

"Constituiu a concretização de um sonho. Adquirir habilidades e competências significativas como pesquisadora. Essa trajetória tornou-se fundamental para meu sucesso profissional. Hoje sou mestra presente na nossa querida Alagoinhas que conta com professores excepcionais .Só tenho GRATIDÃO por ter feito parte integrante dele"

Carmen Silva

Inserção Profissional dos Egressos

Total de Egressos
25
Turmas 1 e 2
Setor Privado
10
Setor Público
15

Distribuição geográfica dos Egressos

Taxa de Empregabilidade
22/25
88% dos estudantes empregados
Atuando na área de formação
24/25
96% atuando na área de formação
Vínculo formal
25/25
100%Possuem vínculo Seletista ou CLT
Percentual em Posições de Liderança
3/25
12%Atuam em cargos de liderança

Impactos Acadêmicos e/ou Sociais de Egressos

Produção Acadêmica dos Egressos
6/25
24%de estudantes que publicaram após o curso
Participação em Eventos Científicos
10/25
40% Como autores ou palestrantes em conferências, congressos ou seminários acadêmicos
Impacto Social
2/25
8%Participam de projetos ou iniciativas com impacto social significativo
Reconhecimentos e Prêmios Recebidos
2/25
8%Reconhecidos por sua atuação em áreas acadêmicas, culturais ou profissionais.
Empreendimentos ou Iniciativas de Inovação
2/25
4%Reconhecidos por sua atuação em áreas acadêmicas, culturais ou profissionais.
Inserção em Posições Estratégicas de Liderança
3/25
12%egressos que alcançaram posições de liderança (gestores, coordenadores, diretores) em empresas, instituições públicas ou organizações

Histórias de Sucesso

O Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Simulação de Biossistemas (PPGMSB) tem orgulho de destacar seus egressos que se tornaram líderes em suas áreas de atuação. Esses casos de sucesso demonstram como uma abordagem inovadora e centrada no desenvolvimento profissional pode transformar carreiras. De pesquisadores acadêmicos a gestores de grandes organizações, nossos egressos compartilham um ponto em comum: o compromisso em aplicar práticas de excelência adquiridas durante sua formação. Ao compartilhar essas histórias inspiradoras, o PPGMSB busca não apenas celebrar conquistas, mas também motivar novos estudantes e reforçar sua missão de impacto social, acadêmico e profissional.

Egressos